quarta-feira, 4 de maio de 2011

Segunda Divisão Paulista 2011 - Grupo 6 - Times do ABC

Ano passado, abordamos todos os clubes do ABC Paulista, abordando sua história e como iriam para aquela competição. Então como não precisaremos falar sobre o histórico dessas equipes, sobrará tempo e espaço para falar de todas.



Começemos pelo Grêmio Mauaense. A anos o clube luta para sobreviver, e quase sempre passa da 1ª fase para ficar na 2ª. Para esse ano, mais uma vez o clube contará com a parceria com o São Bernardo FC, que este ano estava na A1. Ou seja, o grossso do elenco do Mauaense será formado por jogadores da base do São Bernardo, sobretudo do sub-17, assim como o técnico Souza. O técnico do ano passado, Edson Boaro, mais conhecido como Abobrão, irá gerir o time de fora. Os torcedores tem a garantia de que os atletas irão se esforçar para se destacar, mas também tem a certeza de que a maioria deles não se importa muito com o Grêmio, pois como jogadores do São Bernardo, o usam apenas como vitrine, lamentavelmente. E mais lamentável ainda é a completa falta de apoio da cidade, pois não vimos sequer uma faixa mequetrefe pra divulgar o jogo, e nos jornais, não mais que poucas linhas, e isso ficou evidente no baixo público. Haviam mais torcedores na parte em que os visitantes estavam, mas pesa o fato de que era a única parte do estádio que tinha sombra (não, não era por causa de uma cobertura nesse setor, é por causa das grandes árvores que cobrem aquele ponto do estádio). Esportivamente falando, o Grêmio já estreiou, e ficou num 0 x 0 com o Guarujá, no Pedro Benedetti, em Mauá, num jogo muito fraco, até para os padrões da competição, e uma evolução não somente é desejada, como necessária, caso o Mauaense queira avançar, e o próximo jogo será um duro teste; o Jabaquara, no estádio Hespanha, que na última rodada venceu o Nacional por 3 x 1 em pleno Nicolau Alayon.





Depois do Grêmio Mauaense, temos de falar da rivalidade mais tradicional do futebol da região; EC São Bernardo e Palestra de São Bernardo. Ano passado, nenhuma das duas equipes conseguiu passar de fase. O Bernô tinha acabado de voltar ao profissionalismo depois de uma longa pausa e o Palestra não contava mais com a parceria com o EC Santo André, parceria que quase levou o clube para a A3 em 2009. Sem nenhuma parceria desse genêro, ambos tiveram de montar o elenco com os próprios recursos, e o teste para isso seria o Paulista sub-20 da 2ª Divisão. Enquanto o ECSB fez a melhor campanha de sua história, ficando nas semifinais, o Palestra ficou na 1ª fase, com direito a uma acachapante goleada sofrida ante o rival, no aniversário palestrino; 7 x 1. O técnico do ECSB será o mesmo do sub-20, Júlio César Passarelli, que inclusive deu um exemplo de humildade e gentileza dando uma valiosa entrevista pra esse blog que vocês estão lendo. Da parte do Palestra, o comandante será Lombardi Jr., que terá sua primeira experiência no profissional, mas demosntrou possuir conhecimento de causa em vários campeonatos amadores e em sua atividade de comentarista. Sobre o jogo, apesar da derrota do Palestra por 1 x 0, vimos um bom futebol de ambas as equipes, além de um espetáculo extra-jogo muito interessante, com direito a banda marcial e ao chute inicial da partida ter sido dado por dois jogadores que atuaram no Palestra na década de 50, os irmãos Tofabello, Claúdio e Zezinho . Sobre o jogo, como todo o clássico, foi nervoso, e tivemos algumas expulsões, todas pro lado do Palestra (2 atletas e o técnico). Mas um lado prevaleceu, e foi o ECSB.



Como sempre dizemos, a rivalidade existe, mas quanto aos torcedores, ela é muito mais norteada pela fanfarronice do que pela agressividade. E os torcedores do Bernô comemoram a vitória com muita pilhéria em cima de Lombardi Jr devido ao legado de seu pai, o saudoso Lombardi, que por tantos anos anunciou os produtos ligados ao Sílvio Santos (e isso é verdade mesmo, não é nenhuma piada nossa). A nota negativa fica pela prefeitura, que também não divulga os jogos dessas duas equipes, dando apoio somente ao São Bernardo FC. O abismo é imenso, pois em 6 anos de existência, o SBFC atingiu a A1, só com apoio da prefeitura, que poderia prestar um pouco mais de atenção nesses dois tradicionais clubes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário