terça-feira, 24 de maio de 2011

A Outra Final




A KesselsKramer é companhia holandesa que produz documentários, além de algumas campanhas de publicidade. Johan Kramer e Matthijs de Jong, frustados com a não classificação da Holanda para a Copa de 2002, decidem incentivar a idéia de uma partida entre as duas últimas seleções ro ranking da FIFA, Butão 202 e Montserrat 203, gravando um documentário sobre esse encontro. As Associações dos 2 países gostaram da idéia, mas demorou um tempo até levarem a idéia a sério e acreditarem nas intenções dos holandses. O jogo foi marcado no dia 30/06/02, mesmo dia que seria a final da Copa de 2002, que viria a ser disputada pelas seleções de Brasil e Alemanha.






Depois disso, as duas seleções começaram a se preparar. As populações dos doís países estavam extremamente anciosas para esse evento, pois encontrariam uma outra cultura que ignoravam completamente. Não é preciso dizer que os doís países são completamente diferentes. Montserrat é uma ilha caribenha, colonizada pelos ingleses. Na década de 90, ganhou fama, mas não por um bom motivo. Um vulcão entrou em atividade, e causou um enorme desastre. Para se ter idéia, apenas 1/3 da ilha é habitável atualmente, e muitos cidadãos partiram, deixando o país com cerca de 4,000 habitantes. No âmbito futebolístico, àquela altura, o país possuia um campeonato amador, com apenas 5 times, e cerca de 150 jogadores amadores. Um estádio estava sendo construído, pois o antigo, na capital Plymouth, havia sido destruído na erupção. Sobre o Butão, este é um pequeno país asiátivo, cravado nos Himalaias, e que se abriu pro mundo recentemente. Nós admitimos, pouco sabemos sobre esse país, sabemos apenas que é uma monarquia parlamentarista, a única do mundo que procura medir a felicidade de seus habitantes, tendo um ministério para isso. Sua seleção nacional, apesar de ter sido criada nos anos 70, só foi se filiar a FIFA em 2000, e logo em sua primeira partida levou uma sarrafada de 20 x 0 pra seleção do Kuwait. Nenhum dos doís países tem o futebol como principal esporte; Montserrat, como muitas colônias britânicas, não resiste ao cricket, e no caso do Butão, disputas de arco e flecha são a paixão nacional.




Uma semana antes da partida, o time de Montserrat chegou ao Butão, depois de uma longuíssima viagem. Depois de descansarem, foram dar um passeio pela cidade, sendo o centro das atenções. Um pouco depois, foram convidados para visitar uma escola primária. Lá, passaram pela inédita situação de darem autógrafos. Mas nem tudo foi as mil maravilhas. Montsserat fica no nível do mar, afinal de contas é uma ilha, e muito jogadores passaram mal com a altitude, cerca de 2,250 metros, sem falar que 7 atletas tiveram uma incoveniente intoxicação alimentar.



No dia da partida, o estádio Changlimithang estava lotado, com cerca de 25,000 pessoas (levando-se em consideração que a cidade possui 45,000 habitantes). Além disso, a entrada era franca, ao contrário dos US$800 do ingresso da "Outra Final", que seria disputada no Japão. E enquanto a partida no Japão estaria cheia de publicidade, o máximo que foi visto no Butão foram rezas budistas. A partida começou as 11:00, horário local, e apesar da chuva torrencial que caiu no dia anterior, o gramado estava numa condição relativamente boa (ou seja, dava pra jogar, não mais que isso) no horário do jogo.



Sobre o jogo, não falaremos nada, pois estaríamos adiantando o ponto crucial do documentário, mas podemos adiantar que o espetáculo foi tão bonito que Steven Bennet, o juíz, que estava acostumado a apitar jogos da Premier League inglesa, afirmou que a Premier League teria que fazer muita coisa para superar aquilo.



Quanto ao documentário em si, o nome é The Other Final, e ganhou prêmio como do festival de Avignon, em 2003. Não sabemos se existe uma versão com legendas em português. No site oficial do filme, http://www.theotherfinal.com/, pode-se conseguir outras informações, além de fotos e tudo o mais. Mas caso saiba inglês, é possível de se encontrar o filme no youtube. Um comentário que ilustra bem o que é o documentário vem de Roberto Baggio; "em um período em que tudo é mercantilismo, este foi um projeto quase ingênuo que coloca o amor pelo jogo em primeiro plano. Foi capaz de nos mostrar que o futebol é uma linguagem que todos podem falar".




Como já foi dito, o documentário é de 2002, então se passaram longos 9 anos. O futebol nesses doís países está evoluindo, lentamente, mas evoluindo. Alguns jogadores de Montserrat conseguiram se tornar profissionais, sobretudo nas divisões inferiores do futebol inglês. No Butão, o campeonato nacional é um sucesso, e o último campeão (de maneira invicta, diga-se de passagem) é o Yeedzin, de Timphu.


O presidente da Associação de Futebol do Butão anunciar ferido escolar em honra desse acontecimento, e é desejo das duas partes realizar uma partida no novo estádio de Montserrat, e esperamos que quando isso ocorrer, tenhamos recursos para ver essa partida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário