quarta-feira, 8 de junho de 2011

Mais polêmicas na FIFA



Ultimamente, escandâlos e polêmicas na FIFA não são novidade. Mas dessa vez o negócio não envolve a Copa do Mundo, mas o futebol nas Olímpiadas de 2012. As Olímpiadas não são organizadas pela FIFA, mas pelo COI (Comitê Olímpico Internacional), mas no caso do futebol, as federações nacionais estão sujietas a FIFA.

E novamente a questão envolve as seleções femininas de países com população majoritariamente muçulmana, e novamente, a seleção do Irã foi punida. Depois da polêmica do ano passado (http://futebolinteriorano.blogspot.com/2011/02/sobre-futebol-feminino-e-eurocentrismo.html) a Federação Iraniana fez algumas mudanças no uniforme das atletas; uma touca que cobre a cabeça, além de uma cobertura para o pescoço embutida na camisa, em substituição do hijab, o véu que cobre a cabeça das mulheres. A Federação Iraniana levou o projeto para a FIFA, que aprovou, tanto que o time jogou uma partida assim.

Mas mesmo assim, momentos antes da partida contra a seleção da Jordania, o árbitro e comissário impediram que a partida fosse realizada. A versão oficial é de que "a decisão da Fifa, em março de 2010, que permitiu que as jogadoras sejam autorizados a usar uma touca que cobre a cabeça e o couro cabeludo, mas que não se estendesse abaixo das orelhas para cobrir o pescoço, ainda estava em vigor. "Apesar das garantias iniciais de que a delegação iraniana tenha entendido isso, as jogadoras foram a campo usando o hijab, com a cabeça e o pescoço totalmente cobertos, o que foi uma violação das leis do jogo. O comissário de jogo o árbitro decidiram aplicar corretamente as Leis do Jogo, que estabeleciam que a partida deveria ser abandonada". Nisso, a seleção feminina do Irã não poderá participar das Olímpiadas.

Tal proibição vai em direção da norma que proibe mensagens religiosas, comerciais, políticas ou pessoais nos uniformes. Mas o que a FIFA fez com a Federação Iraniana beira a cretinice, pois o uniforme em si não é uma mensagem, e não faz apopolgia ao Islamismo. Só está dentro dos conformes estabelecido por essa religião. E não é a FIFA que espalha aos quatro ventos que luta por um futebol cada mais inclusivo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário