segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Ajude a Perilima


Sério, desde os primórdios do blog ouviámos, e pretendíamos, escrever sobre esse grande clube do futebol brasileiro. Nos meios do futebol alternativo, ela não só é conhecida, ela chega a ser mítica. Oriunda de Campina Grande, Paraíba, ela é a materialização do sonho de Pedro Ribeiro Lima. Seu Pedro, dono de uma fábrica de sordas (biscoito feito a base de trigo e rapadura, muito popular na região) sempre sonhou em ser jogador de futebol, mas não conseguiu entrar em nenhum clube. Nisso, em 1992, decidiu por criar o seu próprio time; a Associação Desportiva Perilima (pode ver que o nome da equipe são as iniciais do nome de Seu Pedro, e ainda assim, estranhamente, é verdade, ficou um nome bacana). Em apenas 6 anos de existência, a Mais Perigosa de Campina Grande chegou a elite do futebol Paraíbano, onde encararia equipes como Campinense, Treze, Botafogo, Auto Esporte, e tantas outras. Isso tudo apenas com jogadores oriundos da própria fábrica, além é claro da presença de grandes expoentes do futebol da região, como Nêgo Pai. Atualmente, Seu Pedro, é o mais velho jogador profissional do mundo.

Mas a Perilima não atravessa um bom momento. Depois da participação na elite, na qual o clube acumulou derrotas vexatórias, o clube acumulou dívidas, chegando ao ponto de não poder participar de competições oficiais desde 2009. Isso mesmo, quase 3 temporadas sem jogar. Seu Pedro já vislumbrava o final de sua carreira, e principalmente, da Perilima. O clube deve cerca de R$15 mil para a Federação Paraibana, e na última temporada profissional, os próprios jogadores tiveram de pagar a taxa de inscrição.

Mas há uma luz no final do túnel! Admiradores do futebol alternativo no Brasil, mais especificamente, membros da comunidade do Orkut "Futebol Alternativo", se mobilizaram para ajudar a Perilima. Através de doações, conseguiram arrecadar cerca de R$1,200, que foram usados para pagar algumas das dívidas. Como forma de gratidão, Seu Pedro doou camisas para que fossem sorteadas, além de disponibilizar um espaço nas camisas de jogo com o nome e o logo da comunidade, como se fosse um patrocínio mesmo. Um blog surgiu com esse fim, o http://ajudeaperilima.blogspot.com/ onde podemos acompanhar, e apoiar, a equipe. Tanto que a equipe está disputando a Copa Itararé, um torneio amador que contará com 48 equipes. Mas nossa torcida fica para que a Perilima volte ao profissionalismo em 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário