quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

O primeiro de muitos (assim esperamos, e cremos que assim será)


Definitivamente, o dia 16/02/2012 representará algo muito importante para o futebol mundial. Nessa data, ocorreu o primeiro jogo de futebol feminino da história do Qatar, país que fica Oriente Médio, mais especificamente no Golfo Pérsico. O time comandado pela treinadora portuguesa Helena Costa foi derrotado pelo Afeganistão por 2 x 0, mas o resultado foi o de menos.

Foi dado o primeiro passo para a difusão do esporte no país, mas tendo em vista as dificuldades e os obstáculos, podemos dizer que a caminhada será longa. Apesar do apoio do Emir Hamad bin Khalifa (líder político do país) o futebol feminino ainda não é compreendido; muitas das jogadoras não podem ser fotografadas, suas camisas não possuem nomes, e na hora de cantar o hino, têm de o fazer com a cabeça baixa. Isso tudo por quê as famílias de algumas das atletas não vêm a atividade com bons olhos, e para que possam continuar jogando, o quase anonimato é necessário.

O fato da partida ter sido disputado com presença de público, além da cobertura da mídia local, só atesta que está havendo alguma mudança de mentalidade. Mudança que talvez esteja vindo de cima, afinal, o país sediará a Copa do Mundo de 2022, e se candidatou para receber os Jogos Olímpicos de 2020. Mas isso não quer dizer que tal mudança não seja bem vinda, muito pelo contrário. O título do post vai na direção de que após esses eventos, o apoio ao futebol feminino continue. Foi apenas o quarto jogo da história da seleção feminina, e no final do ano passado, uma liga profissional foi estabelecida. Torcemos para que o futebol feminino não só no Qatar, mas em toda a região, se consolide, e que as atletas possam jogar livremente e ser reconhecidas por isso...

Nenhum comentário:

Postar um comentário