terça-feira, 17 de maio de 2011

Grêmio Prudente deixa Presidente Prudente

E sério, alguém duvidava que isso iria acontecer? O Grêmio voltará para Barueri, na grande São Paulo, depois de menos de 1 ano e meio em Presidente Prudente. Relembrando a história, o Grêmio Barueri foi criado pela prefeitura, empresas, e por que não, cidadãos, e ia bem, conseguindo vários acessos. No final da década de 90 e começo dos anos 2000 chegou um grupo de empresários, visando gerir o futebol da equipe, para aí sim dar o salto de desempenho, que o tiraria das divisões inferiores de São Paulo e o colocaria na elite do futebol brasileiro. Tudo ia bem, até que o grupo de empresários assumiu o controle majoritário do clube, a revelia de seus criadores originais. Nisso, uma série brigas políticas entre os lados envolvidos começou, e amparados por alguns artigos da Lei Pelé, o clube mudou de cidade, sem mais nem menos, indo para Presidente Prudente, em troca de promessas de facilidades por parte do poder público e de muito, mas muito dinheiro.


As facilidades vieram, mas o dinheiro não, e o Grêmio foi rebaixado no Brasileiro 2010 e no Paulista de 2011. Sem dinheiro, os mandatários do Grêmio, encabeçados por Walter Sanches, começaram a dizer que existia a possibilidade de vender o clube, desde é claro que os novos investidores não saíssem de Presidente Prudente, pois um trabalho para angariar torcedores estava sendo feito, com direito a mandar jogadores pra escolas conversar com crianças, além de outras medidas no mesmo sentido. Enquanto isso lá em Barueri, o prefeito da cidade, Rubens Furlan, visando se popularizar, fez uma proposta para os novos mandatários, para que trouxessem o Grêmio de volta, coisa que foi prontamente aceita. Não podemos esquecer que Rubens Furlan era o prefeito da cidade na época da saída da equipe, e não sabemos como era a relação prefeitura-time anteriormente, mas ficou claro que essa mudança é para fins politqueiros. Ano que vem é ano de eleições, e Furlan quer eleger um parceiro político, o secretario de esportes da cidade. Especula-se que o valor da negociação entre os antigos e os novos proprietários tenha sido de R$20 milhões, mas não se sabe a quantia envolvida no processo de mudança para Barueri.


Resumindo; o Grêmio saiu devido a uma briga político-econômica entre empresários e cidade de Barueri, briga que a cidade perdeu, e os empresário se mudaram para Presidente Prudente atrás de dinheiro, e não obtendo o lucro previsto, venderam o time para outros empresários, que como bons empresários, só pensam em dinheiro, e depois de uma boa proposta, é bom dizer, do mesmo prefeito da época da saída, o Grêmio volta pra Barueri! Moral da história: é uma história sem moral...

Um comentário:

  1. Só a título de esclarecimento, originalmente, isso foi escrito no dia 11/05, mas por algum motivo, o blogspot sumiu com o post, que teve que ser republicado no dia 21/05, mas ficando marcado 17/05.

    ResponderExcluir