quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Castigo




Quando um time começa a claudicar numa disputa, os alarmes vão sendo ligados, até chegar ao ponto extremo; a concentração. Quando um time está numa "concentração", a equipe ficará lá, isolada do mundo, apenas treinando. Sério, é o que o jogador de futebol menos gosta, dos mais encapetados aos santos, todos tem o que fazer além de jogar futebol.

Nesse começo de temporada européia, vários clubes estão indo mal, mas focarei num só; o Bayern de Munique, Alemanha. O Bayern é uma equipe estranha, diga-se de passagem. A maiora dos clubes alemães tem torcida em sua cidade e região, não importando em que divisão estejam. O Schalke 04, de Gelsenkirchen, é o time mais popular da Alemanha, é verdade, superando o Bayern, mesmo estando a mais de 60 anos sem conquistar o Campeonato Alemão. Mas não é hegêmonico, como o Bayern é na Bavária (ainda que na cidade de Munique, o rival 1860 tenha mais torcida).

O Bayern começou o ano muito mal, estando abaixo do 15º posto, algo incocebível para seu treinador, o holandês Louis Van Gaal. Van Gaal é conhecido pela sua extrema falta de humro, bom ou ruim. Sério, ele não dá um sorriso, sequer um sorriso sarcástico ou irônico. É uma máquina. E como toda máquina provida da capacidade de pensar, ele é implácavel e impiedoso com os humanos. Mas ele se superou dessa vez.

Desde que o Bayern é Bayern, uma coisa é certa; ele particpará do maior festival do mundo; a Oktoberfest. Se a que a gente tem aqui em Blumenau é grande, a de lá é colossal. E isso é uma das propagandas do time para atrair jogadores, pois lá eles terão todos os prazeres que não só o jogador de futebol, mas a humanidade, deseja; cerveja em doses cavalares, pessoas do sexo oposto, como podemos dizer, "ansiosas por novas amizades", trajes típicos, música alegre, chucrutes, entre outras coisas.



Da direita para a esquerda; Miroslav Klose, Luca Toni e Franck Ribery, vulgo Quasímodo



Não preciso dizer qual foi a idéia do treinador; ele concentrou o time no mês de Outubro. Os jogadores estão desesperados, e já refletiram isso em campo; em 2 jogos, foram 6 gols marcados e apenas 2 sofridos, além de terem mudado da água para o vinho (ou melhor, para a cerveja) em apenas 2 semanas. Talvez eles ainda tenham esperança de participar do festival, mas com o histórico de Van Gaal, toda esperança é vã. Ficam aqui 2 lições; 1ª- de que no Bayern de Van Gaal, se você for marrento que nem alguns Meninos da Vila, você não irá usufruir das benesses da boleiragem e 2ª- caso joguem bem, verão que uma máquina também tem sentimentos.



Só mesmo o Kaiser, Franz Beckenbauer, para humanizar Van Gaal

Nenhum comentário:

Postar um comentário