sexta-feira, 8 de outubro de 2010

A Nata do Futebol Alternativo


Sério, a Copa do Presidente da AFC (Asian Football Confederation/Federação Asiática de Futebol) é uma das competições mais alternativas do mundo. A AFC organiza competições de clubes em 3 escalões. Tal divisão se fundamenta num coeficiente de pontos, que são atingidos com as vitórias das seleções nacionais e dos clubes. Mas no momento, não há previsão de promoção e rebaixamento, mas a AFC está pensando nisso.
Sobre os escalões, no 1º ficam os clubes de países mais tradicionais no continente, os que quase sempre estão em Copas do Mundo, e que mandam seus clubes para a Liga dos Campeões, como Arábia Saudita, Coréia do Sul, Japão, Irã. e mais recentemente, a Austrália, entre outros que já estiveram em Copas, como os Emirados Árabes e a China. Num 2ª escalão, vemos países como Iraque, Índia, Hong Kong, Vietnã, Líbano, entre outros, que participam da Copa da AFC. Será que é possível imaginar algo mais alternativo que o campeonato vietnamita?

Aí é que entra o título do post. A Copa do Presidente congrega clubes de paíse como Nepal, Sri Lanka, Mianmar, Tadjikistão e Camboja, só para ficar no básico. E países como o Afeganistão, Macau e Laos estão entre os cotados. Mas o que marcou foi o pedido dos clubes da Palestina, que já serão integrados no próximo ano, e surpreendentemente, o pedido da Coréia do Norte de incluir seus clubes na competição, visando desenvolver seu futebol, especialmente após o fraco desempenho ma Copa do Mundo de 2010.

Pra falar a verdade, o mundo inteiro está olhando para lá, depois que o filho de Kim Jong-Il foi promovido a general, numa manobra parecida com a que o próprio Jong-Il fez quando o governo norte-coreano planejava o fazer sucessor de seu pai, Kim Sung-Il. Politicamente, ninguém sabe o que vai acontecer por lá. Esportivamente, também não. Sobre a Palestina, nínguém sabe como os times vão jogar lá, pois o governo de Israel constantemente faz restrições ao povo palestino (quer um exemplo? http://futebolinteriorano.blogspot.com/2010/06/intercambio.html).

Voltando à competição, as maiores potências são o Dordoi-Dinamo, do Quiguistão, time ligado a rede Dordoi, a maior rede de mercados abertos da Ásia, com dois títulos (2006-07) e quatro vices (05, 08, 09 e 10), além do Regar TadAZ, do Tadjiquistão, com três títulos (05, 08 e 09) . O campeão desse ano foi o Yadanabon, de Mianmar, depois de vencer o Dordoi por 1 x 0, com um gol de Kone aos 54 do 2º tempo, num jogo disputadissímo...e igualmente feio.
Esperamos ansiosamente pela disputa de 2011!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário