sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Imigração


Clubes de comunidades de imigrantes são comuns. Aqui no Brasil tivemos dois Palestra Italia (SP e MG, atuais Palmeiras e Cruzeiro, respectivamente), inúmeras Portuguesas (duas em SP, a Lusa e a Santista, uma em Londrina, uma Carioca, entre outras), o Matsubara (o nome não esconde sua origem), além dos espanhóis Galícia, da Bahia, e o Hespanha, atual Jabaquara. Em suma, é algo comum, ainda mais num país que passou por forte fluxo migratório como o nosso.

No Brasil, sem problema, pelo menos atualmente, mas não é bem isso o que ocorre em outros lugares. A Europa sempre foi é um caldeirão étnico, e tensões entre determindas etnias foi agravada com o passar do tempo, sobretudo graças a políticas imperialistas. Todas as nações européias estão tendo de resolver questões sobre imigração. E algumas contradições estão começando a aflorar.

Nesse quadro, perguntamos; donde é o Türkiyemspor? Olhando no distintivo do time, fica claro. O Türkyiem é o clube da comunidade turca em Berlin, e apesar de estar nas divisões inferiores do futebol alemão, na 4ª Divisão mais especificamente, vêm se mostrando importante e fonte de inspiração para outros. Fundado em 78, não conseguiu títulos de expressão, 3 Copas de Berlin (88, 90 e 91), torneio que dá o direito à participação na Copa da Alemanha, e uma 5ª Divisão em 2000, lembrando que a partir da 3ª Divisão, as divisões inferiores são regionais, como assim? Bem, temos a 5ª Divisão de Berlin, a 5ª Divisão de Baden, entre outras, cujos vencedores se enfretam e vão para a 4ª Divisão, e irão passar pelo mesmo processo até chegar à 3ª, cujo campeonato é algo mais próximo do que conheçemos aqui no Brasil.

Apesar dessa poucas glórias, o simples fato da comunidade turca ter montado um time atraiu a ira de grupos neo-nazistas, que incessantemente atcam os torcedores turcos, o que diminuiu, e muito, a média de público nos estádios. Mas ainda assim, muitos outros Türkiyemspor surgiram, em Wuppertal, Breuberg, Moenchengladbach, e até mesmo fora do país, como na Australia e nos EUA, mas infelizmente a parte holandesa faliu no começo do século.

Vários jogadores turcos passaram por lá, sendo o mais famoso Ümit Karan, com passagens pela Seleção Turca e pelo Galatasaray. Tal ambiente de luta o fizeram aderir a várias campanhas, de repúdio ao hooliganismo, passando por igualdade étnico cultural, aceitando jogadores de diversas nacionalidades sem disciminação alguma, respeito aos homessexuais, e integração das famílias ao estádio, entre outras coisas.

Um dia, esperamos ver o Turkyiemspor nas Divisões de Elite, e esperamos que esse dia chegue em breve, e que nesse dia não exista mais nazi-fascismo em nenhum lugar do planeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário