terça-feira, 12 de outubro de 2010

Ser artilheiro só pode ser algo místico

O artilheiro é o cara que joga, unica e exclusivamente, para fazer gols. Deve, fundamentalmente, empurrar a bola para o fundo das rede adversárias, não importa de que maneira. E ser artilheiro necessariamente não significa ser bom com a bola nos pés.

O futebol é esporte democrático, pois permite que pessoas sem habilidade alguma para prática-lo possam se destacar nele...desde que tal pessoa não escolha ser goleiro. Não precisa ser um virtuoso, sequer regular, é só não fazer presepadas. Mas quando o fazem, serão achincalhados ferozmente. Não importa o quão ruim seja o atacante, desde que ele tenha a capacidade e a coragem de se atirar feito um louco no lance, ele fará o gol.






O Verdadeiro Rei








Por exemplo, o Finazzi já foi artilheiro de um paulista, e pelo América de São José do Rio Preto, que não possuia nenhum esquadrão. Mas por mais que o Engenheiro da Bola seja "bom", ele não se igualará ao Verdadeiro Rei, aquele que nunca precisou jogar com time amador para atingir 1,000 gols, pois 1º-Foi democrático, jogando em times de todas as regiões do Brasil e 2º-não atingiu os 1,000 gols justamente por isso. Trata-se de Dadá Maravilha, que certa vez disse o seguinte; "fiz mais de 500 gols só correndo e pulando na bola", além de reconheçer uma deficiência; "caso um goleiro leve um gol meu de fora da área, deve ser banido do futebol, porque chuto muito mal. Mas Dadá é Dadá, e ele nunca aprendeu a jogar, pois perdeu muito tempo aprendendo a fazer gols.

Até agora falamos só do Brasil, mas essa é uma tendência mundial. Por exemplo, o maior artilheiro da história do argentino Boca Juniors é Martín Palermo, um homem que já chegou ao cúmulo de errar 3 penâltis num só jogo, além de que em seus quase 36 anos de vida não aprendeu a dominar a bola regularmente, além de não ter aprendido a chutar. Mas se Palermo é perseguido pelo azar, ele também possui uns momentos que fariam qualquer ser questionar a veracidade das Leis de Murphy. Mas nem ele se igualou ao feito de outro homem.

Indo para a Europa (pois não tenho informações de algum jogador que se encaixe nessas características nos outros continentes), o maior expoente disso é Filippo Inzaghi, atacante italiano, que está a 9 anos no Milan. Bem, Inzaghi nunca primou pela qualidade, longe disso. Mas sabia se posicionar, de uma maneira que a bola batia nele e entrava. Com essa técnica de jogo simples, mas genial, Inzaghi é o maior artilheiro da Liga dos Campeões da Europa, com 68 gols, além de ter sido o artilheiro do Campeonato Italiano de 97, com 27 gols em 38 partidas, assim ganhando uma porrada de títulos. Muitos afirmam que ele só faz isso pois joga acompanhado de craques, e que por algum motivo, a bola antes de entrar no gol, invariavelmente bate nele. Inzaghi certamente seria o maior goleador do universo, caso um detalhe não dificultasse as coisas, a regra 11 do código de 17 regras do futebol; o impedimento.

Isso porque em 15/03/09, num jogo contra o Siena, pelo Campeonato Italiano, Inzaghi bateu um recorde mundial, que vai demorar séculos para ser batido; o do milionésimo impedimento!!! Para ser um atacante caneludo, o jogador deve ficar constantemente na banheira, o que traz o risco de ficar impedido. No caso de Inzaghi, quando seu time estava com a bola, ele sabia se posicionar, mas quando a equipe vinha no contra ataque, ele não tinha velocidade para acompanhar o time, e como sempre ficava na banheira, acabava não tendo velocidade para sair da condição de impedimento. Não ser veloz é algo natural de sua pessoa, o que se agrava com o peso de seus 37 anos. Mas quando porvetura não conseguia ficar em impedimento, era caixa. Certa vez, o técnico do Manchester United, Sir Alex Fergunsosm afirmou que Inzaghi já nasceu impedido. Corroborando essa tese, para marcar 68 gols na Liga dos Campeões, Inzaghi teve de ficar 288 vezes em impedimento

Defenitivamente, 1,000 impedimentos não são para qualquer um, e o que podemos fazer além de parabenizá-lo? É pensar sobre a mística do futebol, pois em nenhuma outra prática desportiva há alguma brecha para uma esdruxulidade dessas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário