quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Vai Começar!!!

Sim, vai começar! Sim, a Segunda Divisão Paulista! A nata do futebol do interior vai desfilar seu talento e sua simpatia pelos gramados de quase todo o interior, com as emocionantes transmissões da Rede Vida, e a costumeira fanfarronice que rodeia esse ambiente. Vários clubes tradicionalilíssimos na região terão de se superar caso queiram a tão almejada promoção para a Série A3, se bem que infelizmente grande parte luta mesmo é para continuar existindo. E como de costume, o Futebol Interiorano vai abordar a história, e o presente, de algumas equipes. Gostaríamos que pudessem ser todas, mas se não conseguimos cobrir as 20 do Paulistão, o que seria então das 46 da Segundona? Faremos o seguinte; focaremos na história e no contexto das equipes que vocês não viram no ano passado, e no final de cada turno, apresentaremos um resumo, falando se tal equipes foi bem, se cumpriu ou não suas expectativas, e outras coisas do genêro.

Hoje começaremos com o Periquito da Vila Famosa, a gloriosa Sociedade Esportiva Palmeirinha, da cidade de Porto Ferreira. A equipe foi fundada em 55, mas só foi se profissionalizar em 67, mas se licenciou já em 69, devido ao fim que a FPF deu na Terceira Divisão. O Palmeirinha volta ao amadorismo...só que em 80, o time volta, e começa a fase mais vitoriosa da história do clube, com os títulos da Série Prata da 3ª Divisão (equivalente a 4ª Divisão) de 82, e no ano seguinte foi campeã do Paulista de Juniores da 3ª Divisão... mas ficou por aí. Em 85 o clube se licencia novamente, mas se estamos escrevendo esse texto, é por que ele voltou, e não demorou, pois foi logo em 88. Em 91, inaugura-se o estádio da Vila Famosa, com seus 4,500 lugares, que ficaram lotados para ver a primeira partida da história da cancha, contra o Corinthians. Não, não era o Corinthians de Presidente Prudente, nem o de Presidente Venceslau (que por sinal não tinha o "h"), mas o da capital paulista. Veio todo o elenco campeão brasileiro, com o goleiro Ronaldo e Neto. E o Palmeirinha acabou vencendo a partida por 1 x 0. E o clube ficou vagando, entre a 3ª e a 4ª Divisão, sempre sem muito dinheiro, o que culminou na desistência da vaga na Segunda Divisão de 2008.
Ano passado, o clube mais uma vez estava sem muito dinheiro, apenas o suficiente para participar do campeonato...só que o desempenho foi muito ruim. O clube caiu no perigoso grupo 3, junto de Inter de Limeira, Velo Clube de Rio Claro ("apenas" os dois clubes que subiram), Brasílis de Águas de Lindóia, Guaçuano de Mogi Guaçu, Radium de Mococa e Independente de Limeira. Este foi o desempenho do Palmeirinha; 12 partidas, 11 derrotas, 1 vitória, 7 gols marcados, 35 gols sofridos. A única vitória foi contra o Guaçuano, paradoxalmente, na casa do rival, 1 x 0. Mas os 3 pontos dessa vitória foram anulados devido a escalação irregular de um atleta, então o Palmeirinha, pela primeira vez em sua história, ficou sem pontuar em uma competição. Porto Ferreira têm cerca de 54,000 habitantes, mas por uma série de fatores, poucos iam ver o time, sendo que o clube teve uma média de público de 76 em seus jogos em casa.

Para esse ano, a diretoria busca parceiros para poder montar o elenco, visando fazer uma campanha melhor que a de 2010, o que venhamos e convenhamos, não é algo muito difícil...

Nenhum comentário:

Postar um comentário