terça-feira, 27 de março de 2012

Guia da Segunda Divisão Paulista 2012 - Grupo 5 - Atibaia


Para 2012, muitos clubes estão passando por uma reformulação, visando alcançar melhores resultados, mas poucos terão um processo tão profundo quanto o Atibaia. Apesar de serem poucas mudanças, fundamentalmente duas pra ser mais exato, a profundidade de tais medidas é gigante; os alvos foram a presidência e a gestão de futebol. Falemos primeiro do cargo de mandatário. Depois de anos como presidente, Aparecido da Silva, o popular Cidão, passa o bastão para o empresário Edvaldo dos Santos. Cidão havia pêgo o clube em um estado deprimente, e conseguiu dar alguma expressividade a ele, colocando-o na briga pelo acesso em algumas ocasiões, e diga-se de passagem, a maior parte do tempo isso se deu de maneira autônoma. E falando sobre a gestão do futebol, o Atibaia tem uma parceria desde o ano passado, com a Enjoy Sports, e as decisões eram tomadas em conjunto entre Cidão e a parceira. Mas em dado momento do ano passado, a parceira assumiu as decisões administrativas, pelo menos de maneira extra-oficial, muito por um desgaste pessoal do presidente. Para 2012, a adminstração será de incubência da empresa gestora. Talvez essa situação de indefinição colaborou para a má campanha de 2011, quando o clube foi o penúltimo, somando 14 pontos em 14 jogos, conseguindo levar 30 tentos.

O Atibaia, ao contrário de outras equipes do campeonato, não possui apoio da prefeitura, e não poucos dizem que a relação entre as duas partes se não chega a ser tensa, também não é das mais amistosas. Tais entreveros podem ter gerado os problemas na liberação do estádio Salvador Russani, que precisa de arquibancadas temporárias para atingir a capacidade mínima que a FPF exige para os jogos, que é de 5 mil pessoas. Houve uma briga de empurra para se ver quem colocaria as arquibancadas, o que tem comprometido as médias de público do time. Acompanhando o número de pagantes dos últimos anos, o Atibaia nunca superou a média de 130 por jogo, lembrando que média pagantes não é necessariamente média de público. Agora, um adendo; sobre a exigência da FPF, que venhamos é convenhamos, é uma exigência que de tão rigorosa chega a ser absurda, tendo em vista as médias de público do campeonato

Mudando de assunto, mas não de foco, a preparação já começou, e o técnico será Alberto Félix, que está se destacando por defender um futebol ofensivo. O clube já está realizando peneiras para suprir as categorias de base, muito úteis nessa competição. E o clube começou bem; disputou quatro amistosos, empatou um e venceu quatro, sendo o último disputado dia 24/03 no Salvador Russani; o Falcão venceu o time sub-20 Red Bull, que possui uma das melhores estruturas do estado, diga-se de passagem.

Resumindo, o clube espera repetir os primeiros anos da gestão Cidão, quando chegou a brigar pelo acesso. Além disso, a torcida espera que as pendengas com a prefeitura possam acabar, e por quê não, algum apoio, ainda que tímido, do município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário