sábado, 31 de março de 2012

Segunda Divisão Paulista - Grupo 4 - Cotia


O Cotia FC partirá para seu segundo ano como equipe profissional. Em 2011, o time surpreendeu, chegando a passar de fase, mesmo com muitos problemas, principalmente financeiros. Na primeira fase, o clube teve o 2º melhor ataque e a 3ª pior defesa de seu grupo, com 27 gols marcados e 23 sofridos em 14 jogos. Já na segunda fase, a equipe ficou em último...também pudera; marcou 7 e levou 13 em 6 jogos.

Procurando superar 2011, a diretoria tomou uma série de medidas, entre elas melhorias pontuais no estádio Euclides de Almeida, como vagas especiais no estacionamento, uma mãozinha de tinta, entre outras coisas. Além disso, os projetos para as arquibancadas temporárias e a cabine de imprensa estão quase prontos.

Bem, e como já é de costume, falaremos do campo esportivo. Até meados de março, o time não tinha definido o técnico, e os jogadores estavam treinando sob a batuta do diretor de futebol, Toninho Ortega. Apesar disso soar como esculhambação, não foi tanto, pois Ortega também é técnico, tanto que comandou o próprio Cotia ano passado. Por fim, foi definido que Silva, técnico formado na base do São Paulo FC, será o treinador do clube. E falando em SPFC, o Cotia terá uma parceria com o time da capital, que além do técnico, cederá alguns atletas que não serão aproveitados no time principal, e até mesmo nas categorias de base.

Agora, sobre essa parceria, um comentário; com toda a certeza, é benéfica, mas existem algumas arestas. Silva tem potencial, mas esse será seu primeiro campeonato profissional, a Série B Paulista é uma competição muito dura, e experiência ajuda. Também temos de esperar para ver qual será a postura dos atletas cedidos pelo São Paulo, se terão comprometimento com o Cotia ou se o consideram apenas como uma vitrine. Além do mais, ainda não foram definidos os atletas que serão cedidos. Os amistosos, que poderiam servir de parâmetro, foram contra equipes de empresários, caso do Cargil, time de Gilmar, que quando goleiro, chegou a defender o Palmeiras, ou amadoras, como o Cajazeiras. Ambos os jogos terminaram em 4 x 0 para o Cotia, o que sem dúvida é algo digno de nota, mas que não servede parâmetro para o campeonato.

Ainda sobre o esportivo, o time terá um perfil bem definido, se assim podemos dizer. O time contará majoritariamente com jovens, e o mais famoso é Rincón, que não carrega esse nome por apelido; é filho do volante colombiano Freddy Rincón (não precisamos dizer que a torcida espera que ele jogue que nem o pai). Além disso, houveram testes para atletas de várias categorias. Foi assim que o clube contratou o meia Enzo, com passagens pelo futebol capixaba. Nas categorias de base, o treinador é Ailton Ferreira, que trabalhará em conjunto com o elenco principal. O melhor momento da base foi um confronto com a base do Santos, que ainda que tenha vencido a equipe cotiense (ou cotiana?) por 4 x 1, só construiu esse placar quando o CFC efetuou uma série de alterações. Dizemos isso pois foi o Cotia quem abriu o placar.
Tendo em vista que a equipe sofreu com vários problemas de contusão no ano passado, a diretoria está trabalhando no sentido de modernizar a estrutura do clube, sobretudo nos treinos físicos, visando aumentar resistência dos atletas e evitar possíveis presenças no departamento médico.

Seja como for, outra expectativa é de que o clube emplaque de vez. Ano passado, a equipe teve uma média de 259 pagantes, que ainda que tenha sido a 15ª melhor média do campeonato, ainda é pouco. Além do Cotia, a cidade teve mais 2 times, a Central Brasileira (que em 88 se mudou para Espírito Santo do Pinhal, onde disputou apenas um campeonato) e a A. A. Coti,a que não obtiveram muito sucesso. A expectativa é de que isso não se repita com o atual Cotia.

Depois de tudo isso, o que podemos falar sobre a estréia do Cotia, que será contra o Desportivo Brasil? Que o clube promete o acesso, isso promete, mas efetivamente falando, uma campanha melhor que a do ano passado é viável. Mas é sábido que fazer prognósticos sobre a Segundona Paulista é complicadíssimo, então, o melhor será esperar e ver...

Nenhum comentário:

Postar um comentário