terça-feira, 20 de março de 2012

Segunda Divisão Paulista 2012 - Grupo 2 - Grêmio Novorizontino


Assim como AEA e Pirassununguense, o Novorizontino voltará ao Campeonato Paulista em 2012. Talvez os mais novos não se lembrem, mas o Novorizontino foi um clube que teve uma ascensão, e uma queda, rápida e surpreendente. De vice-campeão Paulista em 1990, passando a Campeão da Série C do Brasileiro em 94, à time licenciado em 99. De lá pra cá, os quase 37 mil habitantes de Novo Horizonte ficaram sem um time para torcer, pelo menos um time que representasse a cidade.

De fato, a espera acabou, mas como isso aconteceu? Vamos lá, mas por partes. O clube sempre contou com o apoio de patronos; em sua ascensão era comandado pela família De Biase, e em sua queda estava com os Chedid, que até hoje estão no Bragantino.

Em seu retorno, o Grêmio Novorizontino não contará com nenhum mecenas, mas sim com um grupo de pessoas identificadas com a cidade e com o time. Alguns dos articuladores da volta do clube são atletas que passaram pelo time em seus bons e maus momentos, caso de Genílson, Luis Carlos Goiano e Alessandro Cambalhota, que aos 38 anos, deixou a aposentadoria de lado, para defender, nem que seja só por esse ano, o clube que o revelou. Até mesmo o técnico é o mesmo dos tempos aúreos; Walter Zaparolli, que volta ao clube que o projetou 26 anos atrás. Zaparolli é especialista em acessos, tendo conquistado ao longo de sua carreira 13, além de ter contribuido na salvação de rebaixamentos de diversos clubes. Muitos jogadores serão aproveitados das categorias de base, que estão ativas desde 2010. O Novorizontino terá o departamento de futebol autônomo, sem a gestão de parcerias, e a inteção é aproveitar o potencial da região e do clube, que já revelou vários jogadores de expressão, como Márcio Santos e Paulo Sérgio, campeões do mundo em 94 pela Seleção Brasileira.

A maior parte de Novo Horizonte apoia o retorno do clube. Empresas já se disponibilizaram para dar algum suporte à equipe, e os torcedores, que não desistiram do Tigre um instante sequer, prometem apoiá-lo incondicionalmente, nessa etapa de restruturação.

E assim como o AEA, o clube teve de passar por um processo de “reformulação”, bem menos radical que a equipe de Araçatuba...também por quê esse processo de retorno foi um pouco diferente. O Grêmio Esportivo Novorizontino se licenciou em 99, pois estava afundado em dívidas, o que tornava uma volta extremamente invíavel. O atual Grêmio Novorizontino, legalmente falando, é um clube totalmente novo. Mas o atual Novorizontino reivindica a tradição do antigo, tanto que foram feitas apenas mudanças pontuais no nome e no distintivo, tanto que o uniforme e até mesmo o hino serão os mesmos.

O acesso é o sonho, mas todos estão com os pés no chão; a meta é reconstruir o clube, e aumentar seu patrimônio, como o projeto de construção de um CT propoem. Seja como for, a expectativa é alta, nem tanto quanto a felicidade de ver o clube de volta aos gramados. Apesar da euforia, todos estão pacientes e seguros, pois têm certeza de que o pior já passou, e de que de agora em diante, o futuro será sinônimo de vitórias.

6 comentários:

  1. Meu amigo, a matéria esta muito boa. Porém o CT ja existe e ainda é um dos melhores do Estado. A chamada Toca do Tigre - CT do Grêmio Novorizontino ainda esta lá, assim como o Estadio - a Jaula do Tigre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Muito obrigado por esse adendo, desculpe o equívoco. Seja como for, novamente obrigado e boa sorte ao Novorizontino na competição.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Sobre o comentário anterior, ele foi excluído para que eu pudesse responder a observação do amigo de Novo Horizonte. Só recentemente o blog passou a ter comentários, então nunca reparei nessa aba "responder". Já tinha respondido no comentário mesmo, mas se existe essa opção, creio que ela deva ser usada. Por fim, essa observação, em si, é inútil. Seja como for, continuarei trabalhando e peço que continuem comentando. Até breve

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. perfeito sou de novo horizonte/sp realmente tudo procede o novohorizontino sempre foi time grande sim aqui os grandes precisavam jogar muito para ganhar, em 1994 o novohorizontino ganhou do corinthias de 1x0 gol de guilherme de penati e praticamente tirou o titulo do deles o palmeiras veio aqui com aquele timaço de 1994 e somente empatou mas ficou com o titulo por causa desta vitoria do novohorizontino

      Excluir
    2. com este mesmo time neste mesmo ano de 1994 ele foi campeão brasileiro da serie c e subiu para segunda divisão do brasileiro so que não disputou, porque infelismente ele foi parar na mão da familia chedid e isto infelismente acabou com time, deixou cheio de dividas, agora é outra mentalidade pe no chão tem tudo para dar certo e dar a volta por cima, realmente a maior gloria foi a final caipíra de 1990 la foi o apice do novohorizontino pois foi manchete no pais inteiro e mostrou força..

      Excluir