domingo, 18 de março de 2012

Segunda Divisão Paulista 2012 - Grupo 1 - Araçatuba


Depois de muito tempo afastado do Campeonato Paulista, o AEA (Associação Esportiva Araçatuba) volta com tudo...e um tanto quanto diferente, diga-se de passagem. Mas antes de abordar o AEA em si, cremos ser de valia falar sobre o futebol da cidade nos últimos anos.

O cidadão de Araçatuba gosta de futebol, e é sabido que todos ficaram tristes com o afastamento do Canarinho. A cidade não ficou muito tempo sem um representante, pois o Atlético Araçatuba veio para preencher essa lacuna, e ainda que a cidade tenha abraçado o novo clube, não o fêz com tanta força como com o Canário, que estava falido muito pela crescente dificuldade de se fazer futebol no interior paulista, mas também pela incopetência e má vontade de algumas direções anteriores.

Assim sendo, o clube voltou firme e forte para o Paulista, e agora falaremos o por quê que ele voltou "diferente". Como já dissemos, o clube se licenciou por quê não possuía mais condições de disputar um campeonato profissional. A salvação veio através de uma prática cada vez mais comum no futebol paulista; parcerias. Poucos são os clubes que conseguem manter de maneira autonôma seu departamento de futebol, nisso, apelam para empresas gestoras, que administram o futebol do clube, injetando recursos de toda ordem, financeiros e esportivos, procurando expandir sua marca e lucrar com possíveis transações de atletas. E quanto mais o clube subir, maior será o lucro. No caso do AEA , a empresa será a WPSB, comandada por Waldir Peres, que quando atleta, era um goleiro que chegou a defender a Seleção Brasileira, num tempo em que isso realmente significava algo. Procurando "modernizar" a imagem do clube, a administração fez algumas mudanças no distintivo e no uniforme (o distintivo antigo foi incorporado no novo, e o uniforme, antes totalmente amarelo, terá listras azuis).Alguns gostaram, outros não, mas o importante é que a equipe voltará, então as modificações passam.

Seja como for, a empresa entrou em acordo com a diretoria do clube, administrará as equipes profissionais e de base, com atenção especial para esta última, tendo em vista que de lá é que podem sair futuros atletas da equipe, e como a Série B do Paulista é uma competição sub-23, peneiras já estão sendo promovidos, procurando pinçar talentos. Alguns nomes já foram acertados, como o meia Edgar e o lateral Nelinho, formados na base de grandes clubes brasileiros, e serão comandados pelo técnico Avelino de Carvalho, que terá essa como sua primeira experiência no futebol paulista.

A diretoria espera que a equipe faça um bom campeonato, e afirmam que a briga pelo acesso se dará de fato no ano que vem, mas isso não quer dizer que não haverá esforço para o acesso esse ano. A torcida está ansiosa, a diretoria, organizada, e a comissão técnica está motivada. Todos estão otimistas, mas esse otimismo só se concretizará com o desempenho da equipe em campo. Mas o mais importante é a volta do AEA, e não só os torcedores, mas todos aqueles que gostam do futebol interior, esperam que os maus momentos do clube, que chegou a ser conhecido como o "Íbis Paulista", tenham ficado para trás...

2 comentários:

  1. Parabéns pela matéria!! Pode ter certeza que a cidade de Araçatuba está anciosa pela estréia do canário na segundona 2012.

    ResponderExcluir
  2. este é o logo oficial do AEA - Araçatuba?
    Se possivel encaminhe um em maior qualidade neste email: canal10.tvcabomix@gmail.com
    Somos de fernandópolis e estaremos fazendo a cobertura do FFC (Fernandópolis Futebol Clube) em 2012.. Agradeço desde já..
    Nosso site: www.canaldez.com.br (Somos uma tv as cabo de fernandópolis)

    ResponderExcluir