segunda-feira, 30 de abril de 2012

Segunda Divisão Paulista 2012 - Grupo 2 - Taquaritinga


O Clube Atlético Taquaritinga é um tradicional clube paulista, o único (se alguém conhecer outro, por gentileza nos informem) com essa combinação de cores; preto, vermelho e verde. O CAT chegou até a disputar de maneira épica  a elite do Campeonato Paulista, não pelo desempenho em si, mas pela sua torcida, detalhe este que abordaremos depois. Mas nos últimos anos, a equipe não dá aos seus torcedores muitos motivos para sorrir. Ano passado por exemplo, o Taquaritinga foi rebaixado na Série A3, somando apenas 16 pontos em 18 jogos, com o pior ataque de toda a competição, com apenas 13 gols marcados, e ainda que a defesa não tenha sido a pior, sofrer 23 gols é algo longe de ser elogiável. O rebaixamento, segundo o diretor de futebol Fernando Carvalho, se deu por motivos econômicos, pois a receita sofreu uma dura queda na metade do torneio. Em suma, foi algo traumático, pois o clube até poucos anos atrás, vinha bem na A2. Uma queda tão rápida e profunda é de desnortear qualquer um.

Em 2010, O rebaixamento na A2 ocorreu por causa de uma pendenga da diretoria com a Anjobol e seu mandatário Napoleone Jr. , com trocas de acusações dos dois lados. Sobre essa celeuma, fazemos um adendo para a opinião do blog; muitos afirmam que os diretores do Taquaritinga não eram santos, e concordamos com eles, mas sobre Napoleone, existem reclamações sobre ele por quase todo Brasil, e são poucos os elogios que encontramos...pra falar a verdade, simplesmente não encontramos elogios.

Seja como for, o plano da diretoria é trabalhar muito, para que o sonho do acesso possa se concretizar. O clube começou a preparação ainda em fevereiro, sob o comando do técnico Solito Alves. Mas apesar desse tempo de preparação, a equipe ainda demonstra uma incocistência; até o momento, três amistosos foram disputados, somando 2 derrotas e 1 vitória. A vitória veio em um jogo contra o Tanabi, em Taquaritinga, pelo placar de 2 x 0. As derrotas vieram nas mãos de Oeste de Itápolis e Guariba. A derrota pro Oeste (0 x 2) era até esperada, mas perder de 0 x 3 pro Guariba, ao ver da diretoria, foi demais. Tanto que passou a pressionar a parceira para contratar mais atletas, causando um pequeno desconforto na relação, que tem um contrato de 3 anos de duração.

Outro fator que pesa é que o elenco não é muito experiente; o único atleta acima de 23 anos é Alexandre Pitbull (lembrando que a Segunda Divisão Paulista é uma competição sub-23, sendo que não mais que 3 atletas acima dessa idade podem estar em campo). Se o clube quiser ir longe no torneio, será necessário contratar mais jogadores experientes, pois para os torcedores, grande parte dos adversários dos grupos são considerados rivais. As partidas contra Matonense, Jaboticabal e Novorizontino são consideradas clássicos, e a estreia será um jogo nada fácil; o Olímpia fora de casa, no estádio Tereza Breda.

Agora, uma outra observação; não vimos nada até o momento para levar o cidadão comum para o estádio. O torcedor sempre estará lá, onde o clube estiver, mas o simpatizante comparece no estádio apenas se houver algum benefício, de um time que empolgue a cidade à um desconto nos ingressos para quem estiver usando a camisa da equipe. Até o momento, não vimos nenhum plano para trazer esse grupo para o estádio (entre a incerteza de que o número de leitores do blog aumenta, ou de que sua audiência caia como uma cascata, e os que acham esse treco, só o acham por acaso, repetimos; não é por que não achamos algo podemos dizer que isso não exista - a não ser que seja um elogio à Napoleone Jr - , então, se alguém souber de algo sobre um plano de sócio-torcedor ou coisa que o valha em Taquaritinga, por favor compartilhe conosco).

Pegando o ano passado como referência, o clube teve uma média de 178 pagantes no Estádio Municipal Adail Nunes. Esse dado é de um contraste gritante com a própria história do estádio; o clube participaria da 1ª Divisão do Paulista, mas seu antigo campo não oferecia condições para disputar o campeonato. Com a ameaça de não ver seu clube no topo, depois de tantos anos lutando para chegar lá, a cidade se mobilizou de tal maneira que em um esquema de mutirão, construiram um estádio com capacidade para 35 mil pessoas em apenas 3 meses.


Finalizando, sinceramente, achamos que se o clube ir bem será uma surpresa, pois até o momento não temos mostras de que o elenco aguentará o rojão, e além disso, o clube está em processo de reconstrução após os dois rebaixamentos seguidos. Resta esperar para ver se o elenco é bom, se a diretoria absorveu o choque e se a cidade voltará a abraçar o time, pois temos certeza de que o torcedor estará lá, apoiando sua equipe em qualquer circunstância, e em se tratando do Taquaritinga 2012, essa é a nossa única certeza...

Nenhum comentário:

Postar um comentário