domingo, 8 de abril de 2012

Segunda Divisão Paulista 2012 - Grupo 6 - ECUS


Como já é de se esperar, não é possível falar de apenas um clube de Suzano; quando se fala em um, o outro já vem a mente, não importe de onde se comece (essa frase está ou confusa ou cheia de redundâncias, ou os dois...). Falamos do USAC, falaremos do ECUS.

Para começar, havia a chance do ECUS não disputar o Paulista...bem, e o USAC também passava por isso. Os clubes de Suzano ficaram ameaçados de não integrar a competição por conta da falta dos laudos de vistoria do estádio Francisco Marques Figueira, o Suzanão. Mas com os laudos enviados, e com a aprovação da FPF, os clubes disputarão o certame normalmente.

Por conta de alguns clubes ausentes, houve uma reformulação nos grupos, e assim ficaremos privados de ver o "Clássico dos Gêmeos". Para os que ainda não sabem, ou não se lembram, o União Suzano AC era o único representante da cidade no profissionalismo, mas uma dissidência na diretoria causou uma divisão, e dessa divisão surgiu o EC União Suzano.

Sobre a competição, a diretoria estava pretendendo se prepara a partir de fevereiro, mas alguns passos ainda não foram dados. Sendo assim, vamos abordá-los. A diretoria manterá parte do plantel do ano passado, algo em torno de 10 atletas, somados com alguns jogadores da base e reforços vindos de fora. Para os diretores, o número ideal fica entre 25 e 29 jogadores. Até aí, as coisas se não estão no rumo ideal, não estão em situação catastrófica, pois ainda resta cerca de 1 mês para a estreia do time. Porém, os diretores ainda não definiram quem será o técnico. Afirma-se que a escolha do treinador dependerá da parceria, mas o nome de Carlos Chudi, popularmente conhecido como Carlão, é alvo de especulações em Suzano. De todo o jeito, é necessário que esse ponto seja decidido o quanto antes.

Na esfera administrativa e econômica, o clube procura patrocinadores e parceiros, para não ter que depender exclusivamente do apoio da prefeitura, para evitar uma possível acumulação de dívidas. Lembrando que no ano passado, o clube passou por problemas financeiros em determinado ponto da competição, e quando esses problemas foram atenuados, o time melhorou o desempenho. Na edição passada, o Leão do Colorado, fez uma campanha relativamente boa, ainda na 1ª fase tenha passado aos trancos e barrancos, com o pior ataque entre todos os classificados, com 12 gols marcados em 14 jogos (o Tupã também fez 12 gols, mas em 12 jogos, o que torna a situação um pouco menos pior...e cremos que essa última frase não está gramaticalmente correta, mas não conseguimos pensar em nada melhor), e junto com o Tupã, passou com saldo negativo de gols (-3). Na 2ª fase o desempenho foi melhor, quando terminou atrás do Barretos, com os mesmos 12 pontos do líder (perdendo apenas nos critérios de desempate), com o dobro de pontos do Palmeirinha, 3ª colocado da chave.

Com essas marcas, a equipe avançou até a 3ª fase, onde enfrentou Portuguesa Santista, Olímpia e Independente de Limeira, times que desde o começo do campeonato eram tidos como postulantes ao acesso. Foi aí que o ECUS falhou, ao não conseguir fazer frente a essas equipes, somando apenas 1 ponto em 6 jogos, marcando 3 gols e sofrendo 10.

Agora fazendo uma comparação com o rival USAC, há um campo em que o ECUS está perdendo; em marketing. Enquanto os rivais criaram um site e elaboraram um programa de sócio-torcedor, não encontramos nenhum similar da parte do ECUS, que ano passado teve uma média 116 pagantes, menos da metade que o maior rival levou aos estádios. Lembrando que se não encontramos, não quer dizer que não existe, pedimos, e ficaríamos gratos se alguém trouxesse dados novos ao debate

O ECUS ficará no Grupo 6, junto com Manthiqueira, Joseense, União Mogi, Altético Mogi e Jacareí. Esse é um dos grupos em que achamos não ser possível apontar um favorito, mas podemos dizer que caso o clube não tome rumos, podemos dizer que a equipe possivelmente não repetirá a campanha de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário