terça-feira, 3 de abril de 2012

Segunda Divisão Paulista - Grupo 5 - USAC


O USAC é uma das figuras cativas da Segundona Paulista. A equipe suzanense está disputando a competição há anos, mas não vêm alcançando bons resultados...longe disso. Para ser mais exato, entre 2001 e 2006 o time colecionou 34 derrotas seguidas, e faz um bom tempo que não passa da 1ª fase. Usando a campanha do ano passado como exemplo, o ataque até que foi bem, marcando 21 gols em 14 jogos, mas com os 18 gols sofridos, não dava para ambicionar muita coisa. Pior que isso, o USAC via seu maior rival, o ECUS, fazer campanhas relativamente boas.

Para tentar quebrar essa escrita, a diretoria está trabalhando em várias direções, e tal esforço está gerando muito otimismo na cidade. Foi lançado um projeto chamado "União Suzano 2016", que promete trabalhar no sentido de levar o clube para a Série A1 do Paulista. A diretoria afirma que o projeto é de longo prazo, e mesmo que haja um insucesso em um primeiro momento, a mentalidade continuará a mesma.

Para tanto, foi elaborado um programa de sócio - torcedor, que tem como meta elevar a média de pagantes do time, que ano passado foi de 261 pessoas (lembrando que sobre média de público, e muito mais, confiram o blog rbrito1984.blogspot.com). Até um site foi inaugurado, o que pode não parecer grande coisa, mas poucos são os clubes da 4ª Divisão que possuem uma página oficial. Isso nos leva a crer que montar um site deve ser uma tarefa dificílima, e que deve possuir um péssimo custo benefício. Seja como for, desejamos boa sorte a essa iniciativa tão arriscada, que podemos dizer que apesar de não ser um primor, a página nos deu informações úteis, facilitando o nosso trabalho de pesquisa, e provavelmente, a vida do torcedor e simpatizante, além é claro dos possíveis anunciantes.

Sobre o planejamento esportivo, o Javali fará a conhecida mescla de jogadores jovens com atletas experientes (alguns sendo experientes até demais). O clube acertou como o ala Pavão, com passagem pelo São Paulo nos idos dos anos 90, quando chegou a ganhar a Bola de Prata da Placar. Mas o destaque será a presença do atacante Luís Antônio, mais conhecido como Muller, que havia parado de jogar e vinha trabalhando como comentarista. Com 46 anos, possivelmente será o atleta mais velho da competição, e terá o desafio de conciliar seus dois empregos, o de jogador e o de comentarista.

Sobre essas contratações, de fato elas terão uma grande repercussão midiática, mas é bom ressaltar que ambos pararam de jogar a muito tempo, (especialmente Pavão, que encerrou a carreira a 10 anos atrás!). Certamente eles se preparam para a competição, e jogar futebol é que nem andar de bicicleta, mas ainda assim são contratações arriscadas...se bem que em alguns momentos é válido arriscar, então, por quê não? Completam o elenco atletas oriundos da base, e existe a possibilidade de ser firmada uma parceria com o São Caetano, que prevê o empréstimo de jogadores que não serão aproveitados a curto prazo pela equipe do ABC.

Quem comandará o time será Edinho Poá, que era o técnico das categorias de base, e que além disso, é bombeiro do USAC; sempre que há problemas naquelas bandas, Poá é chamado, e essa será sua quinta passagem pelo clube. Isso por quê Café, o antigo técnico, ficou cerca de um mês em Suzano antes de migrar para o União Mogi, em uma das transações mais estranhas de todos os tempos, pois o USAC diz que ele foi para Mogi, mas o pessoal de lá diz que não. O que importa é que Edinho comandará a equipe, que como irá contar com muitos jogadores que foram formados por ele, possivelmente terá um entrosamento e um padrão de jogo. Agora é pensar em quem substituirá Poá nas categorias de base.

O União Suzano disputou vários amistosos, tendo como destaque jogos contra Ituano e São Caetano, ambos da 1ª Divisão. Ainda que o Javali das Palmeiras tenha perdido por 3 x 2 para o Ituano e por 4 x 0 para o São Caetano, o desempenho do 11 suzanense foi considerado satisfatório. Ainda sobre a preparação da equipe, houveram vitórias contra times amadores ou de empresários, além de uma partida contra um rival de divisão, o São Vicente, que venceu o USAC por 2 x 0, em um jogo marcado por experimentos dos dois lados.

Muito está sendo investido no timee, para que o acesso para a Série A3 possa se concretizar. As despesas do clube em toda a competição girarão em torno de R$360 mil. Assim sendo, pela primeira vez em muitos anos, haverá otimismo em um dos lados de Suzano, e todos esperam que os projetos apresentados possam se concretizar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário