domingo, 22 de abril de 2012

Segunda Divisão Paulista 2012 - Grupo 7 - Grêmio Mauaense

Representando a cidade de Mauá, o Grêmio Mauaense entra na competição procurando garantir seu futuro. Desde que o clube foi rebaixado para a Segundona, em 2008, as campanhas não são das melhores. Ano passado, por exemplo, o time ficou na 1ª fase. Serve como alento que a campanha foi relativamente boa; 22 pontos em 14 jogos, com 27 gols marcados e 17 sofridos. Esse desempenho fez com que a Locomotiva brigasse pela classificação até o último momento, mas no fim das contas os mauaenses ficaram com apenas 1 ponto atrás do 4ª colocado, e classificado, Guarujá. O ponto alto do ano passado foi a goleada de 7 x 1 aplicada em cima do Palestra de São Bernardo.

Nessa edição, o clube contará novamente com a parceria do São Bernado FC. O elenco será majoritariamente composto por atletas da base do Tigre que defenderam o Grêmio ano passado, assim como a comissão técnica, comandada por Souza, o mesmo treinador de 2011. Além do já esperado entrosamento, a equipe está se preparando forte, e disputará vários amistosos. O primeiro foi uma derrota de 3 x 1 para o time principal do São Bernardo, o segundo (que ainda não temos dados) ocorreu no último dia 21/04, contra a base do São Paulo, e dia 25/04 haverá uma partida contra o Grêmio Osasco.

Mas contradições dessa política são as mesmas do ano passado; embora todos lá queiram vencer, é mais pra conseguir uma posição de destaque no SBFC, não necessariamente pelo desejo de ver o Grêmio bem, o que acaba não gerando uma identificação entre time e torcida, que é algo vital nessa divisão. Além disso, esse é o último ano da parceria, então uma boa campanha é mais do que necessário para garantir pelo menos o 2013 da equipe.

Além de todas as dificuldades financeiras, o Mauaense tem que lidar com algo que todos os outros clubes do ABC esbarram; a proximidade com a capital. Os moradores da região preferem torcer pelos grandes de SP, e só acompanham os clubes regionais quando estes estão bem. Ano passado, a média de público do Grêmio Mauaense foi de 62 pessoas por partida em casa. A situação é difícil, e até o momento, nada foi feito para tentar reverte-la, ou pelo menos atenuá-la. Muito se reclama em Mauá que a cidade e a prefeitura não apoiam o clube, o que de fato acontece, mas não se procuram alternativas. Com esse cenário, a situação só irá piorar.

Com todos essas adversidades, podemos concluir que será um ano difícil para a torcida, que ano a ano não só espera, como trabalha por um futuro melhor. Tudo o que podemos desejar a eles é boa sorte...

Nenhum comentário:

Postar um comentário