segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Greves Gerais

O modelo econômico vigente, o capitalismo, está em crise. Muitos dos países já estão afundados, e como a economia é globalizada, outros afundarão. Dos que já estão por problemas, a maioria fica na Europa, e são os países que se submeteram a Alemanha e a França, e seu projeto da zona do euro. O Banco Central do euro é na Alemanha, e suas diretrizes visavam beneficar todos os países que adotaram essa moeda. Mas como o capital não tem nacionalidade, nem moralidade, quando a crise apertou, os países dominantes começaram a formular planos de salvação, as custas da desgraça dos demais. Esses outros, têm somente uma alternativa, dentro do capitalismo: adotar esse planos de "salvação", que se tratam de reduzir gastos, cortando as verbas de serviços públicos, como a saúde e a educação, atacando os direitos da maior parte da população, que vão de trabalhadores a estudantes. O que for economizado nesse processo, irá para o grande capital, que vão de bancos à outras empresas.


A isso seguiram-se várias greves gerais em países secundários da zona do euro. A Grécia foi a pioneira. Depois seguiu-se a Irlanda e Portugal, e na Espanha, com sua taxa de desemprego beirando os 20%, os trabalhadores começam a se mobilizar. Outros países, como a Turquia, passam pelo mesmo processo, como nós informamos aqui



O futebol, por seu caráter de massa, pode servir como um espelho da sociedade, pois pode encadear uma série de manifestações de vários tipos. Vários torcedores se manifestam de diversas formas, como os já famosos Livorno e Saint Pauli. Mas recentemente, recebemos a informação de que o setor oficial do Indepente FC Torrense, de Portugal, se posicionou a favor da Greve Geral dos trabalhadores portugueses. Infelizmente, a equipe é vítima do modelo português de futebol, que acaba criando vários abismos, um entre Benfica, Porto e Sporting e os demais clubes da 1ª Divisão, e os dos clubes da 1ª Divisão e os demais das divisões inferiores. O departamento de futebol, se já não foi desativado, encontra-se nas últimas divisões do futebol português. Talvez a primeira opção seja a mais provável, pois na página oficial do clube, não encontramos informação alguma sobre futebol.


Torçemos para que outros clubes adotem essa mesma postura de solidariedade com os trabalhadores...

Nenhum comentário:

Postar um comentário