quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Não ao Futebol Moderno


Já escrevemos sobre o Saint Pauli aqui (http://futebolinteriorano.blogspot.com/2010/05/operarios.html), então cremos que a maioria já saiba da cultura desse clube. Bem, o Saint Pauli foi promovido para a Bundesliga, a 1ª Divisão do futebol alemão. Já estamos no 2º turno, e o time já jogou com grandes como o Bayern de Munique, o Baye Leverkusen (apoiado pela "farmacêutica" Bayer), Borussia Dortmund, Wolfsbur (financiado pela Volkswagen), e por aí vai.

Com isso queremos dizer, para se jogar em alto nível nos campeonatos europeus, deve-se ter dinheiro. "E como um clube que historicamente nega a mercantilização do futebol lida com isso?" você nos pergunta. Bem, ele se mercantiliza. O atual presidente Stefen Orth entupiu o estádio Millerntorn de publicidade, acima de um nível "aceitável" pelos torcedores, que é muito pouca. Uma das inovações do estádio para esse ano é um telão que mostra os resultados...e propagandas, antes dos jogos, no intervalo e depois das partidas. Se fosse pra ter publicidade, que se ussasse placares que nem os da Rua Javari. Caso toda essa propaganda não seja retirada, parte dos torcedores ameaça ir as vias de fato.

É certo que o clube não pode perder sua identidade, mas essas medidas começaram a engatinhar no mandato do presidente Corny Littman, e culminaram na promoção para a 1ª Divisão, além do abatimento de grande parte parte da dívida do clube, ao mesmo tempo em que promovia preços populares (abrindo um setor mais luxuoso para quem estivesse disposto a pagar mais) e construindo uma creche no estádio. É um dilema complicado, continuar "rebelde", mas sem grandes sucessos esportivos, ou se "mercantilizar", e ficar na 1ª Divisão, almejando algo a mais...prefirimos a 1ª opção, pois foi assim que em 2001, o St. Pauli foi o "Campeão Mundial", ao derrotar o então campeão mundial Bayern. Alguém aqui duvida dessa conquista?

Nenhum comentário:

Postar um comentário