segunda-feira, 18 de abril de 2011

1966...

...Nesse ano, foi vista aquela que pode ser tida como a maior supresa da história de todas as Copas do Mundo; a vitória da seleção da Coréia do Norte sobre a Seleção Italiana, 1 x 0, gol de Pak Do-Ik. Mas poucos se importam com os acontecimentos anteriores a esse jogo.


Pra começar, o selecionado norte-oreano teve de disputar apenas 2 partidas para estar na Copa, isso porquê a Confederação Africana e várias federações asiáticas desistiram de disputar as eliminatórias em protesto à política da FIFA, de conceder apenas 1 vaga para cada continente. Nisso, os norte-coreanos tiveram de jogar contra a Seleção da Austrália. As duas partidas foram disputadas no Laos, e os norte-coreanos levaram a melhor, no que classificaram como uma vitória do grupo sobre o talento individual dos australianos.


Não é preciso falar que os jogadores foram recebidos com festa em Pyongyang, a capital do país. Vale lembrar que o país estava em processo de reconstrução, devido a Guerra da Coréia, a qual devastou o país e que marcou de vez a divisão entre as duas Coréias. Na Copa, a Coréia caiu no grupo da URSS, Chile e Itália, com sede em Middlesbrough. Por algum motivo, os habitantes da cidade se tornaram torcedores dos norte-coreanos, apoiando o time contra os outros adversários, seleções com bem mais tradição. Eles viram o esperado 3 x 0 da URSS, o nem tão esperado 1 x 1 com o Chile e o totalmente inesperado 1 x 0 contra a Itália.


Assim sendo, os norte-coreanos passaram de fase, e enfretariam Portugal. Toda a Middlesbrough apoiava o time, até os monges da cidade se voluntariam para ceder o mosteiro para a delegação norte-coreana, para que economissassem dinheiro, o que foi prontamente aceitado. Só que a delegação ficou assustada com o clima do mosteiro pela noite, e não conseguiram dormir direito. O jogo contra Portugal iria ser em Liverpool, e foi aí que acontceeu algo único na Copa até o presente; 3,000 habitantes de Middlesbrough viajaram 175 Km para Liverpool torcer pelos norte-coreanos. Eles não se decepcionaram com os 3 x 0 que aplicados contra Portugal. Mas viram uma das mais incríveis viradas da Copa; liderados por Eusébio, os portugueses conseguiram reverter o placar, indo para 5 x 3.


Na despedida da Seleção da Coréia do Norte, alguns dizem que haviam mais pessoas lá do que na despedida da Seleção Brasileira de Pelé e Garrincha. E algo incrível é que nenhuma das duas partes esqueceram esse contato. A BBC inglesa conseguiu permissão para entrar na Coréia do Norte e entrevistar o grupo que foi pra Copa de 66, além disso, conseguiram encontrar vários dos torcedores ingleses que os recepcionaram. O nome do documentário é "The Game of Their Lives". Está lá no youtube, mas infelizmente nenhuma alma caridosa colocou legendas em português, então se souberem um pouco de inglês, ou precisarem praticar, olhem lá. O final do documentário é algo único, o Futebol Interiorano recomenda...

Nenhum comentário:

Postar um comentário