segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Ba Game


Esse é um nome estranho, sim. Bem, mas para ser abordado aqui, pode-se concluir que está relacionado com futebol. Sim, é futebol, mas não é o futebol como o conhecemos, pra falar a verdade, é um "fóssil vivo", se assim podemos dizer. Trata-se de futebol medieval, que deu origem ao que conhecemos hoje. O futebol medieval é praticado em datas comemorativas, e e é praticado em algumas cidades, fundamentalmente no Reino Unido. Conseguimos informações sobre o Ba Game que é praticado por grande parte dos 8,686 habitantes da pacata cidade escocesa de Kirkwall.

Não se sabe ao certo a origem do jogo; alguns dizem que é herança da ocupação romana na Grã-Bretanha, já que os romanos praticavam um jogo com bola chamado Harpastum. Outros dizem que a pratica nasceu de uma sublevação popular, quando um rei tirano foi deposto e fugiu, mas foi caçado, e morto, por um líder popular, que cortou a cabeça do rei e a levou para o centro da cidade, mais especificamente, para a Igreja local. Do alto da Igreja, jogou a cabeça para a população, que enfurecida com o tirano, começou a chutá-la. E de lá pra cá, a tradição é repetida. Como já dissemos antes, não se sabe como isso nasceu, mas a versão atual da comemoração é praticada desde 1850.

Funciona da seguinte maneira; exatamente às 13:00, nas celebrações do Natal e do Ano Novo, um veterano joga a bola da parte mais alta do pátio da igreja, e a partir disso, os dois times, que possuem aproximadamente 200 jogadores, devem marcar os gols, ou melhor, o gol. Apenas um e a partida acaba, mas com tantos jogadores, não se consegue marcar o gol facilmente, e a partida acaba ao anoitecer.



E além da dificuldade inerente ao alto número de jogadores, há também o fato geográfico; as duas metas ficam nas regiões dos dois times. Um time é da Cidade Baixa, chamado de Doon-the-Gates, ou simplesmente Doonies, a região litorânea, dos pescadores, e da Cidade Alta, os Up-the-Gates, ou Uppies, o lado dos fazendeiros. Os dois times devem levar a bola para a meta do adversário a qualquer custo, seja com chutes, seja agarrando a bola. A partir disso, podemos concluir que é um esporte de intenso contato físico, e é, o que acaba tirando a tranquilidade dos membros da Cruz Vermelha local.



Acredita-se que vencer a disputa dá boa sorte; os pescadores pescarão muito e os agricultores colherão muito. Tanto é verdade que algumas cidades norueguesas telefonam para Kirkwall para saberem quem venceu a disputa, e ver quais serão os produtos de maior qualidade. O jogo é muito popular na cidade, tanto que conta com modalidade feminina e sub-16, com locais e horário próprios para a disputa.



A equipe (de um homem só) do Futebol Interiorano desejaria muito comemorar o Ano Novo à maneira dos habitantes de Kirkwall. Quando tivermos fundos pra fazê-lo, o faremos. Bem, esperamos que em 2012 tenhamos possibilidades pra fazer algo parecido, e também esperamos que vocês, que acompanham isso aqui a um tempo, também possam. Feliz ano novo antecipado...

Nenhum comentário:

Postar um comentário