domingo, 11 de dezembro de 2011

O Negro no Futebol Brasileiro



Com toda a certeza, Mário Filho é um dos maiores cronistas esportivos do Brasil. Pode-se dizer que ele é o primeiro, pois provocou uma revolução no jornalismo esportivo, especialmente o voltado para o futebol. Numa época em que o esporte mais popular era o remo, as coberturas das partidas de futebol era muito fria, limitando-se a falar os nomes dos jogadores, os gols, e uma análise rasa, com uma linguagem rebuscada, evidenciando o caráter que o futebol possuía até então.

A ascensão de Mário Filho se dá ao mesmo tempo em que o futebol se populariza. Filho inovou ao fazer grandes reportagens sobre as partidas, usando a língua do torcedor, que deixava de usar as anteriormente obrigatórias palavras inglesas. O jogo se abrasileir


Porém, apesar da popularização do esporte, ainda haviam marcas profundas do seu período elitista, sobretudo em relação a população pobre, e principalmente, aos negros. O pobre era discriminado, mas nem de longe sofria a perseguição que o jogador negro sofria. E Mário Filho, em sua obra “O Negro no Futebol Brasileiro” discute o tema com muita autoridade, de quem além de viver o período, foi um cronista excepcional. Sua influência no futebol brasileiro é tamanha que seu nome foi emprestado a um dos maiores e mais importantes cartões postais do Brasil; o Maracanã.ava, no torcer e no jogar, e o jornalista captou muito bem isso.

É uma leitura extremamente recomendável, ainda que o nome do livro seja pouco
exato, pois o foco do livro é o futebol carioca, mas isso nem de longe apaga o brilho da obra, que o autor fez de questão de acrescentar detalhes de tempos e tempos, pois tinha a ambição de escrever uma obra incontestável. Poucas coisas que o homem faz são incontestáveis, mas podemos garantir que Mário Filho chegou bem perto de seu objetivo.

Um adendo, e que em um futuro merecerá um post próprio no blog; a capa foi feita por Rebolo, jogador que após encerrar a carreira, virou artista, fazendo vários trabalhos expressivos. Nessa imagem, por exemplo, é um auto-retrato, no qual ele, de branco, é driblado por um atleta negro. O quadro foi pintado no auge da discriminação contra os negros no futebol, mas isso já é assunto pra uma outra hora...

Nenhum comentário:

Postar um comentário