domingo, 18 de dezembro de 2011

"Campeões do Mundo"

Hoje, o Barcelona venceu o Santos pelo Mundial de Clubes, sagrando-se campeão do mundo, numa partida muito esperada, mas que se revelou um tanto quanto sem sal. Não que o Barça tenha jogado mal, longe disso. É que basicamente não foi um jogo entre dois times; foi uma espécie de sparring futebolístico, onde o Santos não atacou, procurando apenas se defender, de maneira mal feita, diga-se de passagem. Agora, o Barcelona volta pra Catalunha com o caneco de melhor de mundo. E pensamos; o que passa pela cabeça dos jogadores do L´Hospitalet, clube da 3ª Divisão espanhola, que irá enfrentar o Barcelona pela Copa do Rei, em pleno Camp Nou, isso depois de perder o jogo de ida por um honroso 1 x 0, gol de Xavi, no modesto estádio La Feixa Llarga, com capacidade para exatos 6,740 expectadores?

Bem, mas como futebol é futebol, e se o L´Hospitalet ganha e elimina o Barcelona? Isso diminuirá o Barcelona? Cremos que não? E fará do L´Hospitalet o melhor time do mundo? Bem, será uma oportunidade marketing. Deve haver algum torcedor dos Riberencs imaginando fazer uma camisa com os dizeres "Campeão do Mundo". Dizemos isso pois já aconteceu em ocasiões anteriores.

Tudo começou quando em 1967, quando a seleção da Escócia venceu a Inglaterra, campeã da Copa do Mundo de 66, em Wembley. A proeza dos escoceses os fez ganhar o apelido de "Magos de Wembley", e eles se proclamaram "Campeões Mundias Extra-Oficiais" (ainda que o termo mais próximo seja "não-oficial", "extra-oficial" é bem mais carismático). Num esquema parecido com o que vemos nas disputas de boxe ou UFC, surgiu o UFWC, ou Unofficial Football World Championships. O esquema é simples; o time que vencer o campeão mundial "toma" o título, e a cada partida, o adversário é o "desafiante". Aí vemos quem terá o "cinturão". O legal dessa disputa é que ela permite muita coisa alternativa. Um exemplo? O atual detentor do título é a seleção da Coréia do Norte, por mais incrível que pareça. Isso por quê os norte-coreanos venceram o Japão, que antes derrotaram a Argentina, que por sua vez derrotou a até então campeã Espanha. E o próximo desafiante ao título de "Campeão do Mundo" é a seleção do Tadjiquistão. Obviamente não é reconhecido pela FIFA, mas não precisa ser reconhecido pela entidade máxima do futebol para não ser legal.

A nível de clubes, são vários os exemplos de equipes que carimbam a faixa de campeão do mundo. No Brasil, em 93, o Rio Branco de Americana tirou a invencibilidade do São Paulo campeão do mundo de 92, e pode sentir um gosto que o Barcelona não pôde. Mas o marketing do Tigre deixou a desejar. O que não ocorreu com o St Pauli. em 2001-02, o clube venceu o Bayern de Munique, então campeão do mundo, e caiu em cima, investindo no lema Weltpokalsiegerbesieger (não vamos perguntar se acertaram na primeira tentativa, e de maneira natural e fluída), que simplesmente quer dizer "Derrubadores (sic) de Campeões Mundiais". Resta saber se o Getafe, que anda vencendo o Barcelona ultimamente, usará isso. Mas o que realmente esperamos é que o pessoal de L´Hospitalet possa falar que seu time, ainda que esteja na 3ª Divisão espanhola, é o campeão do mundo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário