domingo, 11 de dezembro de 2011

The Damned United


The Damned United, Maldito Futebol Clube no Brasil, é um filme inglês baseado num livro homônimo, escrito por David Peace, em 2006, que (com certa liberdade poética, é verdade) retrata os 44 dias que Brian Clough (interpretado pelo ator inglês Michael Sheen). dirigiu o Leeds. Antes de abordarmos o filme em si, algumas explicações. Brian Clough é considerado o maior técnico inglês a nunca ter dirigido a seleção nacional. Alcançou esse status com um trabalho sério, levando equipes sem muita tradição a conquistas antes inimagináveis, como fez com o Nottingham Forest bi-campeão europeu em 79 e 80. Além disso, era uma pessoa um tanto quanto marrenta, falastrona e explosiva, sempre dando um show a parte. Sobre o tempo em que dirigiu o Leeds, 44 dias, ainda que seja comum no Brasil um treinador ser demitido em tão pouco tempo (as vezes em até menos tempo), na Inglaterra, isso não é nem um


Sobre a narrativa do filme, ela é feita de uma maneira diferente do usual; aborda sua turbulenta passagem pelo então poderoso Leeds em 74, e faz alguns flashbacks, mais especificamente em 1968, quando ainda não tinha atingido o estrelato e dirigia o Derby County. No começo do texto, falamos em “liberdade poética”. Pois bem, o livro, e consequente, o filme, causaram algum rebuliço em seu lançamento, pois era uma história baseada em fatos reais, mas nenhum dos autores afirmou que não tinham a ambição de retratar aquilo como “verdade”. Algumas figuras do filme, assim com alguns eventos, não exerceram o papel que foi mostrado nas obras, o que causou certo desconforto para os que se viram retratados. Mas apesar disso, muitos consideraram o filme bom, e no fundo, é o que mais interessa. Poderíamos entrar em mais detalhes, mas se fizéssemos isso, estaríamos entrando no filme, e não é o que queremos. Pelo contrário, esperamos que vocês que estejam lendo isso vejam o filme. pouco comum. Ser demitido desse jeito lá é um atestado de um fracasso gigantesco.

Assim sendo, recomendamos o filme, é uma boa pedida, pois foge do lugar comum em que os filmes de esporte, não só do futebol, se atolaram. Se tiverem oportunidade, vejam.

The Damned United

Diretor: Tom Hopper

Roteirista: Peter Morgan (adaptação), David Peace (livro)

Duração: 98 min

Lançamento: 09/10/2009

Atores:

Michael Sheen – Brian Clough

Timothy Spall – Peter Taylor

Colm Meaney – Don Revie

Jim Broadbent – Sam Longson

Peter McDonald – Jhonny Giles

Stephen Graham – Billy Bremner


Nenhum comentário:

Postar um comentário