domingo, 16 de janeiro de 2011

Folclore da Segunda Divisão...


O futebol das últimas divisões do futebol mundial reservam muitas pérolas, só esperando uma alguém encontra-lás. Esse episódio aconteceu numa partida entre a já licensiada Associação Esportiva Araçatuba e o também já licenciado Tanabi Esporte Clube, no estádio Adhemar de Barros, em Araçatuba.
Usamos a palavra "licenciada" em vez de "finada", pois quando uma equipe abandona o profissionalismo, ela não morre, seu legado continua, e suas histórias ficam eternizadas. Além disso, várias equipes passam a se dedicar ao amadorismo, e nem por isso são menos admiradas, como é o caso do XV de Indaiatuba-SP ou o Guarani de Venâncio Aires-RS.

Não se sabe o ano exato desse fato, nem o destino dos envolvidos, um em especial. Fazendo uma avaliação norteada pelos uniformes, efeitos sonoros, achamos que isso ocorreu em meados dos anos 90, que ainda eram influenciadas pela estética dos anos 80, pelo menos em partes.
A principal fonte é um vídeo, um vídeo bom, diga-se de passagem, mas prestem atenção dos 20 segundos até os 54. Aquilo foi uma demonstração de amor pelo AEA, e só pôde ser concretizado devido ao clima de fanfarronice do futebol interiorano, fanfarronice que também faz parte do futebol. Se alguém conhecer alguém que esteve nesse jogo, favor, entrar em contato, e nos sairemos de onde quer que estejamos, iremos atrás dessas pessoas.

2 comentários:

  1. Boa Noite, esse lance realmente aconteceu, faz parte da história da AEA (que diga-se de passagem volta em 2012 na 3a. divisão), eu estava nesse jogo, e a torcida canarinha é apaixonada, pode-se encontrar o macaúba pelos bares da cidade de Araçatuba. Inclusive existe uma entrevista que ele deu após o jogo, e o reporter perguntou porque ele tirou a bola de cabeça e não com a mão, - e ele respondeu, - você é louco? vai que o juizão dá penalti?. Maiores informações vocês conseguem na Rádio Cultura AM de Araçatuba. Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Opa, muito obrigado Tela. Eventualmente dou uma passada em Mirandópolis, e se conseguir, vou aí em Araçatuba procurar o Macaúba. Tenho muito respeito com o AEA, e fico feliz com sua volta, e ficaria ainda mais feliz se voltasse com distintivo e camisa originais. De todo jeito, boa sorte pro AEA e muito obrigado.

    ResponderExcluir