segunda-feira, 18 de julho de 2011

Inesquecível





09/07/2011. Esse foi o primeiro dia do Sudão do Sul como país independente. Depois de anos de guerra, que deixo uma série de cicatrizes, o Sudão do Sul, enfim, é independente. E de bate pronto, tem uma seleção nacional. Um dia após a independência formal, os sul-sudaneses organizaram uma seleção, para mandá-la a campo.

Se já é difícil organizar uma pelada em um dia, imaginem como foi montar uma seleção. Pra começar, muitos atletas sul-sudaneses atuam no Sudão, não conseguindo ser liberados. Se houve perserguição política, não sabemos, mas ontem não era uma data FIFA, logo, nenhum clube tinha a obrigatoriedade de liberar atletas. Assim sendo, a base da seleção atua na região, e não é muito experiente.

Como foi algo extremamente rápido, não deu pra convidar uma seleção, então o jeito foi apelar pro Tusker, clube que disputa a 1ª Divisão do Quênia. Outro problema foi com os uniformes. As camisas foram compradas sem estampas, e só depois receberam o nome dos jogadores e a incrição "South Sudan".

Sobre o jogo, foi bom, e um bom público compareceu no estádio de Juba, a capital do país. A seleção sul-sudanesa abriu o placar com James Joseph, atleta que atua no futebol indiano e que ficará marcado por marcar o primeiro gol da história da seleção do Sudão do Sul. No entanto, o Tusker conseguiu empatar ainda no 1º tempo, para fazer mais dois gols no 2º tempo e liquidar a fatura; 1 x 3. Mas esse foi um daqueles jogos em que o que menos importa é o resultado, e além disso, será o primeiro de muitos...

http://youtu.be/NeqtdcfFHsE

Nenhum comentário:

Postar um comentário