terça-feira, 12 de julho de 2011

Manifestação Popular

Bem, pedimos desculpas pela demora, mas é que estamos procurando novos temas, mais o que falar, para podermos fazer um trabalho diversificado. Pretendemos falar da Copa América desse ano. Gostamos muito do futebol latino-americano, mas temos de admitir; essa Copa América está um porre.


Se até o momento está um porre dentro do campo, isso não é o que está ocorrendo fora dele. Num jogo da seleção chilena pela competição, um bandeirão com os dizeres "Educacion libe, digna e gratuita" foi estendido no estádio. Isso por quê o governo do país está elaborando um lano educaciona que tem como objetivo diminuir os gatos na educação, sucateando o ensino público, dando primazia para o ensino privado, isso em todos os níveis, do fundamental ao superior. Vale lembrar que Chile (assim como o Brasil) é um dos poucos países que adota o vestibular como forma de ingresso no ensino superior.



Isso desencadeou uma série de grandes manifestações em todo o país. O grau de mobilização foi tamanho que o governo liberou um pacote de 4 bilhões de dólares destinados para a educação, visando num primeiro momento abafar as manifestações populares. O futebol é espelho da sociedade que o incorpora, evidenciando as contradições e choques existentes nela. Muitos dizem que o futebol é o ópio do povo, e em muitos casos, podemos dizer que serve para isso, mas como manifestação aglutinadora que é, dependendo das tensões vistas, acaba por servir de elemento de contestação, não manipulação.





Educação Livre, Digna e Gratuita

Nenhum comentário:

Postar um comentário