quinta-feira, 28 de julho de 2011

Segunda Divisão Paulista 2011 - Grupo 6 - São Vicente



O São Vicente Atlético Clube é um tradicional clube do litoral paulista. Fundado em 1928 como “Juvenil Feitiço”, em homenagem a Luís Matoso, jogador do Santos que carregava a alcunha de “Feitiço”, o clube ficou conhecido por quase todo o estado de São Paulo devido ao seu status de um dos principais clubes amadores do estado, e assim foi por 74 anos, pois só em 2002 o São Vicente foi se profissionalizar.

A equipe manda seus jogos no Estádio Mansueto Pierotti, com capacidade para 5,000 pessoas. Esse ano, o clube passou por uma série de problemas com seu estádio. Com o argumento de velar pela segurança e o conforto dos torcedores, a FPF instituiu uma série de diretrizes para os clubes adequarem seus estádios. Muitas realmente são necessárias, mas outras simplesmente ignoram o poder econômico dos clubes, o que resultou numa série de jogos com os portões fechados, e o SVAC sofreu muito com isso. O clube pode contar com público em apenas 3 partidas em casa, com média de 218 pagantes, e os clássicos contra a Portuguesa Santista e o Jabaquara simplesmente não tiveram expectadores. As condiçõs são tão difíceis que seu último jogo será no estádio Espanha, contra EC São Bernardo.

O clube começou a treinar ainda em janeiro, ainda que o elenco ainda não estivesse fechado, e a diretoria está implantando uma política a longo prazo, firmando contratos longos com alguns atletas, mais especificamente, 12.

O objetivo é superar a campanha do ano passado, quando chegou na 3ª fase da competição. O clube começou os trabalhos sob o comando de Nenê Belarmino, profissional com muita história pra contar no futebol da baixada, como jogador e como técnico, quando em 96 ajudou a Portuguesa Santista a atingir a elite do Campeonato Paulista. Porém, Belarmino aceitou uma oferta do Oeste do Itápolis, abrindo lugar para Arizinho, que está no SVAC até o momento, e lá deve permanecer, pois ajudou a equipe a conquistar a classificação para a 2ª fase. O Calungão se classificou, mas com uma inconstância muito grande, com direito a goleadas aplicadas sobre Nacional (4 x 2) Jabaquara (4 x 0) e Palestra (5 x 0), mas apanhou de 4 x 0 do Guarujá e 6 x 1 do EC São Bernardo. O clube teve o melhor ataque, 27 gols marcados, e sua defesa foi vazada 19 vezes, levando-se em consideração que 10 desses gols sofridos foram nas goleadas já citadas.

Assim sendo, se o São Vicente realmente almeja o acesso, deve ser mais constante, e procurar dar um jeito em seu estádio, pois o apoio da torcida é muito importante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário