domingo, 23 de outubro de 2011

Enquanto isso, nas Minas Gerais



Atualmente, muito se fala do futebol mineiro. Na Serie A, os três clubes do estado fazem más campanhas. Já era previsto que o América brigasse contra o rebaixamento, o que não é supresa alguma. O Atlético, nos últimos anos, vêm querendo cair, e não seria muito surpreendente se isso acontece, assim como não ficariamos supresos caso o clube se mantesse. Já o Cruzeiro...ninguém esperava isso do Cruzeiro. Na Série C, o Ipatinga praticamente já confirmou o acesso. Na Série D, o Tupi ainda está na briga, e pode enfrentar o também mineiro Villa Nova, que devido a uma pendenga da competição (Nota; num jogo entre Anapolina e Tocantinópolis, que estava 4 x 1 para a Xata, terminou aos 25 do 2º tempo por que os tocantinenses ficaram de cai-cai, supostamente a pedido do Itumbiara e uma mala-preta, que iria se classificar. O Anapolina entrou na justiça, conseguiu efeito suspensivo, e um segundo jogo com o Tocantinópolis terminou em 6 x 1 para os goianos, resultado que eliminou o Itumbiara. E enquanto isso acontecia, a competição rolava normalmente), ainda está nas oitavas-de-final, onde enfrenta o Anapolina. O primeiro jogo em Goiás terminou em 1 x 0 para os mandantes, algo, em tese, perfeitamente reversível para os mineiros.

Mas o nosso foco será na Série B, mais especificamente, no Boa Esporte Clube. Entenda-se; o clube foi fundado em Ituiutaba, no dia 30/04/2011, como Boa Vontade Esporte Clube, nome que durou pouco, pois no mesmo adotou o nome da cidade. O clube ficou no futebol amador a maior parte de sua existência, se profissionalizando em 1998. Daí pra frente, a ascensão foi meteórica, com o clube atingindo a elite do futebol mineiro em 2005, e em 2010, consegue o acesso para a Série B 2011, e vai bem, disputando o acesso para a Série A. Só que tamanho sucesso acabou trazendo alguns incovenientes.

Como já dissemos, o clube nasceu em Ituiutaba, e mandava seus jogos no estádio da Fazendinha. A Fazendinha é um estádio simpático, porém, não possui uma capacidade muito grande, abrigando 3,840 pessoas. Para se ter idéia, o estádio não atendia as exigências da CBF para a disputa das fases finais da Série C, forçando o clube a jogar em cidades vizinhas, como Uberaba e Uberlândia. Muito se falou na expansão, ou construção, de um estádio novo, porém, só quando o clube confirmou o acesso para a Série B, os projetos tomaram corpo.

Mas era mais do que evidente que não haveria tempo hábil para se fazer uma obra desse vulto em tão pouco tempo. Logo, o clube teria que procurar outro campo. Mas nenhuma cidade da região quis abrigá-lo. Nisso, a cidade de Varginha fez uma proposta, prontamente aceita pela diretoria. O contrato vai até dezembro de 2012, e prevê que o clube não poderia ter nada que remetesse à outra cidade. Por isso a adoção do nome "Boa", que já é algo que faz parte do clube.

Enquanto isso, a previsão da volta da equipe para sua cidade de origem está prevista para 2013, porém, existem alguns "poréns" nesse quadro. Primeiro, a construção do estádio começou timidamente apenas em junho desse ano, com apoio da prefeitura, e o contrato com uma construtora só foi firmado em agosto, o que deixa dúvidas se o Boa voltará para Ituiutaba na data originalmente prevista. E a outra questão é o apoio recebido. Em Ituiutaba, a média de público era de 500 pessoas. Já em Varginha, essa média vai para 3,000. Mas não podemos nos ater somente em números, pois se os analisarmos, não são dois quadros semelhantes. Em Ituiutaba, o clube estava na Série C, e os últimos jogos não foram disputados na cidade. Já em Varginha, o clube está na Série B, e se a prefeitura quis trazer o clube, obviamente faria todo um trabalho de divulgação.

Mas existem mais coisas por aí. Supondo que os 3 mineiros da Série A caiam e apenas o Ituiutaba/Boa subisse, o que aconteceria? E se o projeto de emancipação da região do Triângulo Mineiro, que se tornaria mais um estado na Federação se realizar (lembrando que esse projeto foi levado para a elaboração da Constituição de 88, porém não foi aprovado), o clube iria ou não para o novo estado? São perguntas que só o tempo poderá responder, mas de todo jeito, é bom ficarmos de olhos abertos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário