quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Guia da Segunda Divisão Paulista 2012 - Grêmio Prudente


Como todos sabem, o Grêmio Prudente voltou a sua cidade natal, Barueri, depois de uma série de episódios polêmicos, e disputará o a Série A2 do Paulista e a Série B do Brasileiro. Mas a cidade de Presidente Prudente não ficará a ver navios, e terá um novo representante no futebol profissional; o Grêmio Prudente. Sim, sabemos, o nome é igual, e o escudo é bem parecido, mas foi com a intenção de usar os vínculos já estabelecidos. Não foram muitos, é verdade, mas isso não quer dizer necessariamente que são fracos. O objetivo é representar a cidade com o mesmo brilho que equipes como a Prudentina e o Corinthians tiveram em seus melhores anos. Depois desses clubes terem deixado o profissionalismo, a cidade nunca mais teve um representante de impacto; foram 6 nos últimos 10 anos. O clube usará da vaga do antigo Oeste Paulista, campeão da Segundona em 2007 (e sobre a qualidade do distintivo, foi o melhor que pudemos encontrar).


Como é um clube novo, começará da base da pirâmide; a Série B Paulista. Mas ao contrário de outros clubes que voltam para primeiro ver como é a disputa, para no ano seguinte buscarem algo mais, o objetivo do Grêmio é claro; acesso. E o clube contará com o apoio de muitas empresas e da prefeitura da cidade, que usará da lei do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), visando angariar ainda mais apoio. Além disso, já foi apresentado um plano de sócio-torcedor.

O elenco já foi apresentado, e será comandado pelo treinado Jorge Saran, com passagem pelo Noroeste de Bauru. Outro que tocará o projeto será Adriano Gerlin, que era dirigente e jogador no antigo Oeste Paulista. Gerlin, com 37 anos, voltará a jogar, e já está treinando com o elenco principal. Outro que tinha parte no projeto era o também prudentino Antonio Carlos. Não se sabe se ele continuará de maneira oficial na equipe, pois assumiu o comando técnico do Audax-SP, mas de todo o jeito, ele mantêm o apoio. As expectativas são boas, pois o clube começou a se planejar cedo, e contará com boa infra-estrutura e muito apoio financeiro. Porém, isso não basta para a Segundona, ajuda, e muito, mas não basta. O time têm de conquistar o cidadão prudentino, ainda receoso com a recente trajetória do futebol profissional da cidade, e a cobrança será alta, muito maior do que a que seus concorrentes terão. Resumindo, são obstáculos perigosos, mas contornáveis, e veremos se o novo Grêmio Prudente conseguirá superá-los...

Nenhum comentário:

Postar um comentário