domingo, 29 de janeiro de 2012

Guia da Segunda Divisão Paulista 2012 - Portuguesa Santista


Definitivamente, 2011 foi um ano frustrante para a Briosa. A equipe somou 64 pontos nas 4 fases da competição, atrás apenas do promovido Capivariano, mas não ficou com o acesso. Ainda havia a esperança de que o tão sonhado acesso viria nos tribunais, isso por quê a Portuguesa entrou com recurso contra o Barretos (entenda-se, na partida entre Barretos e Olímpia, o Barretos colocou o atleta Elvis em campo, que estava com o contrato irregular; o contrato venceu um dia antes do jogo. O Barretos alegou que foi um erro de digitação, pois o contrato devia vencer no mês seguinte), mas o STJD e a FPF deram ganho de causa ao clube do interior, e a Portuguesa jogará a Segundona em 2012.

A Briosa está em uma situação financeira, e sofreu muito com administrações incompetentes. Em novembro passado, o clube elegeu um novo presidente, José Ciaglia, e como todo presidente, prometeu fazer a Portuguesa voltar à elite. Mas afinal de contas, que presidente não prometeria isso no dia em que assume? Mas ao que parece, a torcida deposita confiança em Ciaglia, pois quando fazia parte da diretoria, a Briosa teve seus últimos brilhos (3º lugar no Paulistão de 2003 e participação na Copa do Brasil no ano seguinte). Além disso, a parceria com a Vieira Sports será mantida.

Mas nem tudo são flores em Santos. A diretoria resolveu esperar o resultado do julgamento para montar o time, pois dependendo do resultado, teria de montar ou uma equipe padrão A3 ou uma B1 (lembrando que a 4ª Divisão possui limite de idade para os atletas; apenas 3 por jogo podem ter idade acima de 23 anos.). E até o momento, não sabemos quem é o treinador do clube. Ano passado, o último foi Evaristo Piza, mas ao que tudo indica, não permanecerá em 2012. Isso com certeza vai atrapalhar a preparação da equipe.

No meio dessas incertezas, um ponto já está definido; a aposta da equipe será na base. As categorias de base eram geridas por uma empresa autônoma, mas a Portuguesa está disposta entrar em um acordo para voltar a gerir as categorias de base, cujo objetivo não é ser campeão, mas sim revelar jogadores, que possam trazer benefícios esportivos, e sobretudo, financeiros, para a Briosa. De todo o jeito, estamos no aguardo, e qualquer notícia nova, colocaremos nos comentários do post. Até breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário