segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

A "Anti-Torcida"


Uma coisa muito comum no futebol são as torcidas organizadas. São grupos de torcedores que se reúnem em um grupo com algum interesse em comum além do clube, o que explica o fato de existirem várias torcidas para apenas uma equipe, e por conta dessas diferenças que vão além do clube, muitos desses grupos são rivais, o que podemos dizer, no frigir dos ovos, não faz lá muito sentido, e isso ocorre em vários países. Mas indo para o comum, toda torcida organizada existe basicamente para apoiar o clube.

Porém, há uma exceção. Em nossas pesquisas extremamente alternativas, descobrimos o caso de uma torcida organizada que existe basicamente para torcer contra o time de sua cidade, trata-se do Heia Bortelaget, que existe unicamente para aporrinhar o Rosenborg em seu estádio, o Lerkendal. A "anti-torcida" foi fundada em 92, por estudantes de engenharia da cidade de Trondheim, sede do time. E foi nesse ano que o Rosenborg deu início a sua hegemonia na Noruega; graças a uma boa organização fora de campo, uma excelente geração de jogadores e o dinheiro ganho nas frequentes participações na Liga dos Campeões, o clube conquistou nada menos que 14 campeonatos nacionais consecutivos, isso sem falar em Copas e participações de destaque em competições internacionais.

Nesse período, o Heia Bortelaget acompanhou o crescimento do clube; já são cerca de 2,600 membros. Pode não parecer muito, mas estamos falando de um grupo que torce contra o maior clube da cidade, e que por muito tempo, foi o maior do país. E fazem isso sem ter preferência por outro clube, tanto que escolheram o rosa como símbolo da organização, isso por quê nenhum clube do país usa essa cor. Além disso, em caso de vitória do time visitante, a torcida premia o capitão da equipe adversária com um troféu. O mesmo se dá com o juiz que toma decisões desfavoráveis ao Rosenborg, e no troféu do juiz há a inscrição "Obrigado por ter coragem aqui no Lerkendal", afinal, na visão do Heia Bortelaget, marcar um pênalti contra o time da casa é um momento, e momentos raros devem ser lembrados de maneira especial. A torcida canta muito, sejam músicas próprias, sejam músicas das torcidas visitantes, que levam certo tempo para serem aprendidas, isso quando são (mas se essa é a dinâmica, podemos deduzir que o Heia possui um grande repertório).

Eles têm tudo para serem odiados pelos torcedores do Rosenborg, mas não é o que acontece. Os torcedores os vêm de maneira bem humorada, e que agregam algo para o folclore da equipe. De fato, torcer contra o Rosenborg é sinônimo de sofrimento. Por exemplo, entre 94 e 98, nenhum troféu foi entregue a capitães adversários, e além disso, o clube norueguês chegou a eliminar o Milan da Liga dos Campeões em pleno San Siro. Seja como for, podemos dizer que os torcedores do Rosenborg estão mais do que certos, pois o Heia Bortelaget não contribui apenas para o folclore do futebol norueguês, mas para o folclore futebolístico mundial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário