segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Paralelos

Muito se está investindo para a Copa do Mundo de 2014, até demais, podemos dizer. E a maioria dos investimentos está sendo feita de maneira desconexa, ou se houver alguma lógica, ela deve servira para interesses bem distantes dos nossos.

Faremos um paralelo com um caso bem parecido; o de Portugal. Os lusos sediaram a Euro 2004, fizeram importantes investimentos em infra-estrutura, que ficarão, mas também construiram estádios enormes em localidades sem lá muita tradição futebolística. Esse é o caso de Leiria, que conta com o União de Leiria, equipe simpática, mas que não bate de frente com os gigantes do país, uma equipe sem grandes pretensões, além de representar bem sua comunidade.

Pois bem, a equipe mandava suas partidas no aprazível estádio Dr. Magalhães Pessoa, de propriedade do Estado, que especialmente para a Euro, foi reformado, tornando-se uma arena multiuso com capacidade para 30,000 pessoas, numa cidade com população cerca de 125,000 habitantes. Só que há um problema; o aluguel. O estádio é administrado pela Leirisport, empresa da cidade que possuia um contrato com o União, para a utilização do estádio. "Possuia", como o aluguel era muito caro, houveram uma série de brigas, que quase culminaram na mudança de cidade do clube. Pra ser mais exato, foi o que aconteceu; o União foi para Marinha Grande, o que não foi muito sentido, pois é uma cidade vizinha. Lá mandará seus jogos no Estádio Municipal, com capacidade para 10,000 pessoas. Isso reduziu, e muito, as despesas do clube, mas reduziu também sua média de público, que já não era das mais altas, aproximadamente 2,407, tenderá a cair um pouco. Sobre o estádio Dr. Magalhães Pessoa, já existem projetos na prefeitura de Leiria para colocá-lo em leilão por 63 milhões de euro, pois é um peso para a cidade.

Todos esses problemas ocorreram devido a investimentos sem planejamento, e pensamos, por quê o mesmo não pode ocorrer com o Brasil? De fato, pode ocorrer, mas se houver mobilização antes, durante, e depois da Copa, isso não ocorrerá...e esperamos que haja mobilização

Nenhum comentário:

Postar um comentário