terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Guia da Segunda Divisão Paulista 2012 - União Mogi


Em 2011, o União não fez campanha boa, frustrando as expectativas de sua torcida e de sua diretoria, que pelo menos num primeiro momento, possuíam grandes planos. O que se viu foi um time com desconexo, que teve cerca de 3 treinadores diferentes, e conquistou apenas 2 vitórias e 2 empates em 14 jogos, marcando 13 gols e sofrendo 28. A campanha foi tão abaixo do esperado que culminaram em mudanças na presidência do clube, saindo Cícero Buark e entrando Alberto Claro.

Com o 2011 perdido, já começou-se a planejar o 2012, tanto que já em agosto foi definido o treinador da equipe, Alexandre Gaia, que chegou junto com uma nova parceria (Fusa Sports) com o clube. Quando tudo parecia que ia se encaminhar bem, as coisas não se revelaram tão fáceis, pois a preparação que devia começar no final de novembro e começo de dezembro foi adiada para janeiro. Além disso, havia uma pendenga administrativa, pois a diretoria do União deixou o controle da categoria profissional com a empresa já mencionada e a base ficou com outra parceira. Mas isso não era muita coisa perto da notícia de que a parceria ia acabar antes mesmo de começar, o que deixa o União sem jogadores, sem treinador e com uma multa contratual de rescisão. Muito disso foi motivado pelo fato dos dirigentes do União terem encontrado cerca de 188 processos judiciais contra Antônio Carlos, mandatário da Fusa. Por sua vez, Carlos alega que esses processos são contra pessoas homônimas, e que não possui nenhum problema com a Justiça.

Seja como for, o União procura um novo investidor para poder disputar o campeonato, coisa que a diretoria garante que ocorrerá, mesmo que para isso tenham de se manter de maneira autônoma, o que até mesmo na diretoria, gera a crença de que a equipe não disputará o acesso, isso se a equipe disputar a Segundona.

Com tantas polêmicas, é mais do que óbvio que a torcida está insatisfeita, e tal insatisfação chegou ao ponto da ação; já foi feita uma reunião entre torcedores e dirigentes, propondo a mudança no estatuto do clube, visando incluir o direito a voto de sócios - torcedores e sócios - contribuintes, com o argumento de que tal medida tornaria o clube mais democrático. Uma comissão para a elaboração do estatuto foi formada em 2010, mas ao que tudo indica, a mudança estatutária ocorrerá. Mas de todo o jeito, é bom esperar. A torcida está em cima, cobrando, enquanto a SAU (Sociedade Amigos do Mogi, entidade criada por torcedores do clube visando trabalhar de maneira autônoma pelo clube) está trabalhando na construção do CT do clube, que deve ter sua primeira etapa concluída em 07/09/12, dia do aniversário de 99 anos do clube.

De todo o jeito, esperamos que o União dispute o campeonato, afinal, é uma equipe quase centenária, muito tradicional, que está passando por um mau momento. Mas se conseguir montar um time, a sorte deverá caminhar de mãos dadas com o clube, pois os atletas terão de superar a falta de entrosamento (para ficar em apenas um obstáculo), e há o fato de que outras equipes já começaram a se preparar. Se todos os projetos que os torcedores se concretizarem, poderemos ver um clube forte. Até lá, não temos certeza do que veremos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário