terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Entrevista - Guaratinguetá FC

Hoje temos uma entrevista com Marcelo Roma, um dos idealizadores do projeto de formação do Guaratinguetá FC. Como todos sabem, lamentavelmente, o Guaratinguetá Futebol Ltda, comandado pela empresa Sony Sports, abandonou a cidade em que estava sediado e foi para Americana, interessada tão somente no lucro, deixando orfã toda uma cidade. Mas esse projeto visa formar um time que jamais abandonará sua terra. Aí vai;

- Antes de tudo, muito obrigado pela atenção. Como vocês receberam a notícia de que o Guaratinguetá iria mudar de cidade, e abandonar toda a sua história, e principalmente, seus torcedores?

R - Essa notícia surgiu alguns meses antes de se tornar realidade. Aconteceu em maio, durante a fase do quadrangular final da Série A2 do Campeonato Paulista 2010, então o dono do até então Guaratinguetá ($ony, dono da empresa Sony Sports, esse cifrão é de autoria do entrevistado, e nós concordamos com isso) veio por meio da imprensa dizer que o Guará era de Guará, e que esse assunto de mudança de cidade era boato. O Guaratinguetá conseguiu o acesso e inclusive vendeu camisas que enganaram e fizeram o torcedor acreditar dizendo que de fato isso era verdade, principalmente pelos dizeres "o Guará está de volta!Paulistão 2011", e assim tudo ficou quieto.

O Campeonato Brasileiro da Série B começou e o Guará estava fazendo excelente campanha, até liderando por duas rodadas, mas após o mês parado para a Copa do Mundo, a Série B voltou, o técnico Roberval Davino foi demitido sem enterdemos o motivo, e assim trouxeram o fraco Roberto Fonseca, que foi quando a notícia de mudança de cidade se tornou forte. Nós, torcedores, não ficamos de braços cruzados, e fizemos de tudo para segurar o Guará em nossa cidade, até reunião com a FPF com o Marco Polo del Nero foi realizada, mas infelizmente o mesmo não pôde nos ajudar, pois a Lei Pelé barrava qualquer ação da Federação. Continuamos fazendo movimento para tentar segurar o time, tentamos mexer com o emocional do Sony mostrando o quanto o Guará era importante pra gente, fomos atrás de empresários para tentarmos assegurar apoio para o time, mas nada adiantou.
Após a mudança, crianças e idosos ficaram doentes, adultos choraram que nem crianças, e a torcida continou fazendo protestos, principalmente indo para o estádio para torcer contrae tentar fazer o time do Guará/Americana cair pra Série C, e quase deu certo.
Além disso, muitos processos já foram movidos contra essa mudança.

-Vários torcedores foram até a sede da FPF protestar e tentarem ser ouvidos pelos dirigentes, sendo que alguns destes procuraram o diálogo. Você têm alguma avaliação desse ato?
R - Estava presente nessa reunião, fomos muito bem atendidos pelo presidente da Federação Paulista de Futebol, Marco Polo del Nero. O mesmo colocou-se a nosso favor, disse que particularmente não gosta de clube empresa, e citou que o Guará era o único clube empresa que tinha um bom número de torcedores no Brasil, mas ele não podia fazer muita coisa, pois o Estatuto do Torcedor e a Lei Pelé o impedia de punir o clube que abandonasse sua cidade de origem.


-Na sua opinião, por que isso (a mudança) aconteceu? O que você acha dessa tendência dos clubes empresa mudarem de cidade?
R - A mudança aconteceu de fato pelo dinheiro, para se manter um time gasta-se muito dinheiro, e outra cidade convenceu financeiramente o $ony a mudar de cidade. Ele pode até ter caído no conto de que iria ganhar mais dinheiro em Americana, mas uma coisa eu garanto, o mesmo apoio e vibração de torcedor que ele teve em Guará, ele jamais terá em outra cidade, principalmente em Americana que já existe um amor enorme pelo Rio Branco, um time quase centenário, e que um torcedor de verdade do Rio Branco jamais torcerá por outro time.
Essa tendência dos clubes empresas mudarem de cidade é a pior coisa para o futebol brasileiro, eles iludem o torcedor demonstrando um bom trabalho e uma boa organização, mas na verdade é como se fossem garimpeiros que surgem em determinados lugares, secam toda a mina e a fonte e depois partem para sugar um outro lugar, e assim deixam torcedores apaixonados para trás.


-Não é necessário perguntar como os torcedores se sentiram após a confirmação da mudança. Mas nessa hora, como foi o momento em que vocês se perguntaram o que iriam fazer?
R - A mudança foi como se um parente querido tivesse falecido, talvez até o mais querido deles como foi pra mim. Até então, eu não soube que iria fazer, foi um sentimento de tristeza e abatimento nos primeiros dias que se tornou raiva após alguns dias e passei a ir para ao estádio para torcer contra, claro que sempre de maneira pacífica e não agredindo jogador algum, pois os mesmo não eram culpados pela decisão do dono do time.


-Têm contato com pessoas de Americana? Como você acha que os cidadãos de Americana receberam isso?
R - Tenho contato com o pessoal de Americana, os torcedores fanáticos do Rio Branco são totalmente contra essa mudança e até antes dela ser oficializada nos apoiavam, e depois de concretizada, eles nos enviaram desejos de força, pois realmente é um delicado que precisamos de muita força.
É claro que existem em Americana pessoas que dizem ter gostado da notícia e que demosntraram apoio ao Americana, mas são pessoas que não entendem de futebol, e eu duvido que comparecerão no estádio Décio Vitta para apoiar um clube empresa, ainda sabendo do que eles são capazes de cometer.
- O que acha sobre o Manthiqueira?
R - Acho que esse time ressurgiu em um momento oportunista por um empresário da cidade que já tinha esse time há 5 anos, o mesmo ficou de braços cruzados enquanto fizemos de tudo para segurar o Guará em nossa cidade, e após essa mudança de cidade, o empresário ressurgiu com esse time, aproveitando a desgraça do torcedor do Guarátinguetá.
Vejo o empreário construindo um CT aqui em nossa cidade, e irá oferecer uma boa estrutura e uma boa chance para aos atletas da cidade, e isso é muito bom para quem conseguir se beneficiar disso, mas eu vários torcedores jamais repetiremos o erro de torcemos por mais um clube-empresa, pois insistir no erro seria uma burrice enorme.
- A idéia do Guaratinguetá Fc sempre esteve presente desde que a mudança foi oficializada, ainda que de maneira implícita. Como foi dar corpo a esse projeto?
R - Ainda estamos em processo de dar corpo a esse projeto, isso requer tempo, dinheiro e muito trabalho. Além disso, esse projeto está aliviando nossa dor de torcedor. Estamos atrás de pessoas que se interessam em nos ajudar, e junto com torcedores com nós, que sempre apoiaram o Guaratinguetá debaixo de sol e chuva, e que não ficaram de braços cruzados esperando o nosso time ir embora, portanto quem encabeça esse projeto são os torcedores que sabem o que é amar um clube de futebol, nesse caso, o Guaratinguetá.
- Todos nós estamos otimistas em relação ao Guaratinguetá, e pessoalmente, quero muito vê-lo. Há uma previsão de quando tudo fique pronto e o time ingresse no Campeonato Paulista?
R - E eu garanto pra você, iremos fazer de tudo pra colocar esse time em campo já em 2011, e se naõ der certo, em 2012 esse time voltará com uma força que jamais teve antes.
- O Guaratinguetá FC terá qual modelo de gestão?
R - Será o velho e antingo modelo de gerir um clube, pois percebemos que o clube-empresa tem a vantagem na hora de tomar decisões, mas o dinheiro corrompe que o coloca acima de tudo. E do modo tradicional de gerir um clube, quando conseguimos unir torcedores que são amigos, e que amam o clube acima de muita coisa, o negócio fluirá melhor que qualquer clube empresa que exista.
Agradeçemos a gentileza do sr. Marcelo Roma em atender esse humilde blog, e desde já desejamos boa sorte ao Guaratinguetá FC!

Nenhum comentário:

Postar um comentário