sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Entrevista


Bem, esta é uma entrevista com J.C. Passarelli, técnico do E.C. São Bernardo na disputa do Cameponato Paulista Sub-20, no qual o time ficou com a 3ª posição, e que trabalhará no time no ano que vem, na disputa do Paulista da Série B, o Segunda Divisão, visando o acesso para a Série A3. Desde já agradeçemos a atenção dada por esse profissional, e lhe desejamos boa sorte.


1-Bem, antes de tudo, gostaria de agradecer a atenção. Como foi tomar a decisão de ser técnico?R: Fui jogador das categorias de Base do Palmeiras, joguei com Galeano, Marcos, Serginho Fraldinha, dentre outros, mas eu trabalhava no Banco Itaú e estava muito bem na minha carreira profissional tambem, até que com promoções seguidas na Empresa tive que escolher entre a bola e o Trabalho e como na oportunidade o Palmeiras não dispunha de estrutura e tambem não ganhava nada, parti para o trabalho.
Passado o tempo veio a frustração e quando vi na TV o Galeano fazendo sua estréia no Profissional eu chorei o dia todo e iniciei ali os estudos para ser Treinador de Futebol, ou seja há 19 anos atrás.... Mas eu sempre fui um treinador dentro de campo, um líder, capitão, por isso o Dom de ser treinador, ja nasci com isso.... hava visto meu nome de Imperador Romano...rs....

2-Como foi o início? E qual foi seu primeiro trabalho?
O início assim como a da grande maioria dos treinadores é sempre pela categoria de base, sempre pela molecada e como sou uma pessoa que ama muito o Ser Humano, tenho como característica sempre orientar as pessoas pelo melhor caminho, com esse objetivo fui tirando os garotos das ruas e fui sendo campeão em todas as categorias, Mirim, Infantil, Juvenil.... com isso acabei me profissionalizando mais, e fui ser Estagiário do São Bernardo Futebol Clube, quando eu percebi ja estava Eu de estagiário ensiando a todos os meus meios e métodos de trabalho, simplesmente pela aceitação em massa dos jogadores que de repente todos queriam trabalhar comigo.
Com isso o Diretor Dioraci (de quem eu gosto muito) me convidou para fazer parte da equipe de treinadores fazendo um trabalho em uma competição Regional (Diadema) com a equipe de sub-14 que eram jogadores largados como se diz no futebol e não ganhavam de ninguém. Eu acetei e fomos campeões invictos, e a Equipe acabou servindo de Base para os anos futuros do São Bernardo Futebol Clube.
Depois disso fui compôr a Equipe da Copa São Paulo de Juniores sendo Auxiliar Técnico e fomos o 3º Colocado na Copa SP de Juniores - inédito ao SBFC (Tigre) mais uma vez implantando minha metodologia de trabalho da qual o jogador interagi a todo instante.

3-Sobre o EC São Bernardo, este ficou por muito tempo licenciado de competições profissionais. Como você avalia o processo de retorno do clube a tais competições?
É uma alegria muito grande poder ter um clube de 82 anos de vida, voltar a disputar competições oficiais, claro que um retorno depois de um longo período de afastamento necessita de um planejamento e é um trabalho de construção da qual você vai dando corpo aos elencos (Sub-20 e Profissional) depois disso começa o período de colher os frutos, mas precisa de competência para isso, mas principalmente seriedade, honestidade e muita entrega das pessoas que comandam o clube e de toda comissão técnica, mas isso irá ocorrer porque estamos fazendo tudo com muito amor e dedicação e as pessoas da Diretoria do EC São Bernardo hoje, são maravilhosas, pessoas sérias, competentes e fazem o futebol com o mesmo amor que Eu, então o casamento esta perfeito hoje, graças a Deus.

4-Sobre a campanha do 1º semestre, na Série B do Paulista, o São Bernardo não passou da 1ª fase, em que pese todas as dificuldades inerentes de um retorno e da própria competição, que vão desde a falta de exposição na mídia até a dificuldade de se obter recursos. Como é trabalhar nesse cenário, tão comum no futebol brasileiro?
Fui convidado a integrar a comissão técnica do Profissional deste ano (2010) através do Palhinha (ex-São Paulo), quando iniciei os trabalhos percebi que tinham pessoas da Diretoria que afundariam o clube e resolvi não estar mais presente pois acreditava que a coisa não iria acontecer, infelizmente eu estava certo, foi um fiasco, quando todos colocaram a culpa no Palhinha como eu ouvi os comentários e quero aqui dizer que o maior culpado foi um Diretor (do qual não vale nem a pena citar seu nome, nem isso ele merece), que acabou com o Grupo de Jogadores, acabou com todo bom ambiente e integração entre as pessoas, tanto que Eu no fim do 1º Turno resolvi me afastar pois o clima era muito pesado, mas graças a Deus esse Diretor foi mandado embora assim que foi eliminado da competição e pudemos trabalhar com sangue novo e vida nova no nosso SUB-20 que alcançou sucessos.
Sobre a pergunta do cenário de pouca mídia, é comum, mas você não pode se apegar a isso, o importante é saber que se trabalhar com afinco, dedicação e fizer as coisas acontecerem alguém sempre o verá e esse alguém talvez seja a pessoa que você precise que veja e ai tudo muda, tem que fazer sua parte o resto vem como Deus quer.

5-O que têm a dizer sobre a torcida do Bernô?
Sobre a Torcida, agradavelmente são pessoas de excelente nível, são amantes do futebol, são torcedores de verdade, para mim tê-los proximos é um grande prazer, tanto que eu pude trazer das arquibancadas uma pessoa que hoje integra minha comissão técnica que é o Pedro Faian como nosso assessor de Imprensa, tamanha é a qualidade das pessoas de nossa torcida, sinto apenas por estar em pequeno número nos jogos, mas através do nosso trabalho Eu e o Pedro estamos convidando os nossos amigos torcedores a voltarem para proximos de nós, proximos do verdadeiro BERNÔ.
Acredito que pela campanha que fizemos agora, alcançando o 3ºLugar no Campeonato Paulista sub-20 os torcedores possam ver que estamos fazendo um trabalho novo que busca sempre o melhor para o clube e com raça, vontade, seriedade e muito amor.
Poderiamos hoje estarmos em bem maior número mas o fato do Bernô ter ficado licenciado, fez com que surgi-se o outro São Bernardo (Tigre) e a torcida acabou migrando para esse clube por estar representando a cidade, mas vamos trazer de volta os verdadeiros torcedores do nosso time quando eles perceberem que o que fazemos é com muito amor e não com política.


6-O Bernô fez a melhor campanha de sua História no Paulista sub-20. Essa era a perspectativa de campanha desde o começo da competição?
NÃO! A perspectiva da campanha desde o começo quando comecei a planejar o elenco e os trabalhos, era de sermos CAMPEÕES, por isso não me dou por satisfeito, eu trabalhei muito na montagem do elenco, pois cheguei no clube sem ter tido nada de base para o sub-20 e analisei mais de 600 jogadores em testes, por isso eu me dediquei muito, quando nasceu o time do meu gosto e estilo de trabalho eu tomei como objetivo e meta ser CAMPEÃO por isso o 3º Lugar no Campeonato Paulista me trouxe grande tristeza, não existe modéstia no futebo, principalmente em Competições de Alto nível, ou você ganha ou você não é nada. Por isso enquanto eu estiver no ECSB nós teremos sempre a mentalidade de time vencedor, de time campeão, eu exijo isso do meu grupo de trabalho, somos grandes e sempre seremos.

7-Quais são as expectativas para a Série B do ano que vem?
Agora nós temos uma Base, temos uma identidade que trouxemos do nosso elenco sub-20 que será a base para o Profissional, como sou também o treinador da Equipe Profissional, acredito que é um início de trabalho na Série B, talvez não tenhamos o mesmo sucesso no sub-20 mas estou atrás de reforços para que possamos dar mais qualidade, experiência, maturidade ao nosso grupo que é muito jovem para o profissional, mas acredito sim em uma boa participação. Ja no sub-20 proximo acredito no Titulo da competição pois ja temos o elenco formado para o proximo sub-20 isso é o planejamento do clube, assim será com o profissional de 2012, o trabalho precisa ser continuado e dar sequencia ao seu planejamento, se tivessem realizado um bom trabalho no profissional deste ano, talvez seria diferente nossa expectativa. Mas prometo todo o empenho para brigarmos pelo acesso, até porque o que eu faço é a minha vida.

8-Todos os jogos devem ser encarados com seriedade, e a vitória deve sempre ser a meta. Mas houve um jogo seu que foi mais marcante que os demais?
Falando especificamente desse Campeonato Sub-20 eu diria que alguns jogos fizeram história como a vitória de virada por 7 x 1 contra o Palestra SB, mas realmente a vitória por 4 x 1 contra a Mauaense em Mauá foi a mais marcante devido a história do jogo, para resumir, começamos ganhando o jogo por 1 x 0, o time começou a cadênciar o jogo e tocar a bola sem que eu houvesse pedido isso aos jogadores e isso foi me deixando nervoso, quando que por castigo tomamos o gol de empate faltando 10 segundos para acabar o primeiro tempo. Descemos ao vestiário e lá me comportei de forma agressiva verbalmente como nunca houverá se comportado, mas foi necessário, quando voltamos ao 2º tempo, o time estava insinuante e agressivo quando perdemos um de nossos jogadores expulsos, ficamos com 1 jogador a menos e precisavamos da vitória para continuar na briga pela classificação, nesse instante eu percebi a confiança da esquipe Mauaense que poderiam ganhar o jogo, foi quando eu tirei mudei a equipe colocando outro atacante e organizando as posições, da forma como destribuí a equipe nós apenas não tinhamos 1 meia, ficando assim no esquema 4-4-2 com 2 volantes, 1 meia e continuando com 2 atacantes, percebi que a Mauanse viria com tudo pra cima e armei o contra ataque, pois senti a Mauaense anciosa e afobada para fazer o gol, e em apenas 10 minutos meu time ja havia feito a goleada por 4 x 1 com 1 jogador a menos, por isso marcou muito esse jogo. Porque a estratégia deu certo.

9-Quais são as peculiaridades de se trabalhar com garotos, jogadores que ainda estão em processo de formação?
Digo-lhe que não é fácil e não é para qualquer treinador, é preciso se identificar com esse tipo de trabalho pois é necessário muita paciência, ser motivador, dar apoio, ter didática e ser principalmente um psicólogo nato. Mas é muito prazeroso, dá satisfação você poder ensinar e depois ver esse jogador realizando em campo seus ensinamentos. Mas confesso que esse meu tempo ja passou, agora estou voltado para competição de alto nível de rendimento.

10-Você acha que o futebol não só da cidade, mas do ABC, vai ganhar força com a presença de três clubes da região (Santo André, São Bernardo e São Caetano)? Quais podem ser os reflexos para os clubes que militam nas divisões inferiores?
Quando você tem uma equipe rival sua da mesma cidade ou região que ascende a 1ª Divisão você acaba usando-a como referência e se essa equipe chegou a sua tambem pode chegar, então isso cria uma motivação extra, especialmente em mim que tambem ajudei o São Bernardo FC (tigre) a ter sucesso, revelando jogadores como Chuck, Emerson, Rafinha, Danielzinho, Igor (goleiro), Lele, nossa muitos foram.... e tambem colocando o SBFC em 3ºLugar na Copa SP de Juniores em 2007.

11-Qual é a diferença entre trabalhar numa cidade perto da capital ou no interior paulista, que também possui grandes cidades, mas longe de se compararem a SP?
Talvez aqui próximo de SP se pense que tem mais espaço de mídia ou que atraem mais jogadores para os grandes centros, isso é bobagem, não existe diferença para o interior de SP, o que existe é qualidade de trabalho, profissionais capacitados, elencos bem formados, enfim, não existe nada que se faça se não existir conhecimento, seriedade, profissionalismo, isso sim para mim é o que diferencia tudo.

12-Finalizando,que conselhos você pode dar para aqueles que desejam seguir essa carreira?´
Conselho é dificil dar, eu digo-lhes que para vencer nessa carreira não é fácil tem que acreditar muito no que faz, ter suas próprias convicções, não ir pela cabeças dos outros, ter sentimento (feeling) do caminho correto a ser seguido e principalmente ter muito AMOR pelo você faz, não pensar no dinheiro que você pode ganhar e sim nas emoções que você pode viver com o futebol, eu não penso em dinheiro no futebol, penso apenas em viver para ele e me entrego totalmente pelo AMOR que tenho no FUTEBOL e no meu grupo de trabalho pois quando estamos juntos trabalhando não sou EU quem esta lá, SOMOS TODOS NÓS, JUNTOS....

4 comentários:

  1. Tive o grande prazer de conhecer o Júlio pessoalmente e o pouco tempo que passei junto com ele, realmente vi a pessoa maravilhosa que ele é!! Um cara simples, sempre tenta ajudar a todos, principalmente aqueles que necessitam e querem ser ajudados, um cara com muitos planos, idéias maravilhosas, uma metodologia futurista, visando muito mais aos outros do que a si próprio, uma pessoa especial!! Júlio parabéns pela pessoa que vc é, e todos esses frutos que hj vc colhe, vc merece cada um deles!!
    Tudo de bom, muita sorte nesse novo desafio e sempre continue sendo essa pessoa que vc é!!
    Alex Troleis(ilhas Faroe-Dinamarca)

    ResponderExcluir
  2. Nossa Alex, foi uma surpresa maravilhosa e uma alegria que você nem imagina poder saber que você ai da Dinamarca tomou conhecimento da minha entrevista e com suas palavras humanas sobre mim.
    Muito Obrigado e saiba que você esta no meu coração e quando estiver em São Paulo, por favor me diga pois terei um imenso prazer em poder abraça-lo amigo.
    Fique com Deus e muito obrigado
    Julio Cesar Passarelli

    ResponderExcluir
  3. esse cidadão vai longe !!!!
    sabe tudo e mais um pouco!!
    parabens amigo.

    carlos oliveira.

    ResponderExcluir
  4. Julio Cesar Passarelli esse Cidadãoo Vai muito longe .. muito carater gente boua fala beem e é um Pai pra noois Julio Parabenns por tudoo parceiroo muito sucesso pra você nao só no futebol mais tan beem na sua Vida .. te amooo

    Juan Santos

    ResponderExcluir