sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Perdeu

Ontem o STJD (Supremo Tribunal de Justiça Desportiva) executou o julgamento que definiria os futuros de América-AM e Joinville-SC na Série C do Brasileiro. Para quem não se lembra, o América, na partida contra o Joinville, que definiu o acesso para a Série C, escalou de maneira irregular o jogador Amaral Capixaba. A diretoria do América usou o argumento de que o atleta atuou por apenas cinco minutos, mas mesmo assim, o time amazonense foi declarado culpado, se enquadrando no artigo 214 do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Despotiva); "incluir na equipe, ou fazer constar na súmula o em documento equivalente, atleta em situação irregular para participar da partida".

Esse artigo prevê que o time que ignorar esse artigo perderá seis pontos, e quando não for possível aplicar essa pena, será desclassificado. Como a fase era de mata-mata, o América possivelmente será desclassificado. "Possivelmente", pois a CBF ainda não se pronunciou de forma oficial sobre isso. Há o medo da competição ter de voltar a ser disputada em sua fase final, o que amedronta o campeão, o Guarany-CE, que até participou do julgamento do América para defendê-lo, mas não deu.

O ambiente no futebol amazonense está tenso. Ontem relatamos a situação do futuro estadual. Sobre o caso do América, muitos acusam o presidente da FAF (Federação Amazonense de Futebol), Dissica Valério Tomaz. E quanto a diretoria do América, muitos dizem que a gestão da família Teixeira não tem visão, tampouco competência. Amadeu Teixeira, fundador, técnico por mais de 50 anos do time, entre outras funções, está de longe da administração do clube por motivos de idade, e o restante de sua família comanda o clube. A jovem presidente Bruna Parente terá de responder pelo não pagamento do boleto de registro do atleta Capixaba, que culminou no não registro deste pela FAF, e consequentemente, na CBF, o que acabou gerando essa punição. Além disso, há a questão do projeto "Manaós FC", que segundo a empresa que o formulou, só não foi pra frente por causa da diretoria do clube.

Há tempos que não é vista nenhuma equipe de força na região, que teve no início da década o São Raimundo, e nos anos 8o, o Nacional, que continha em suas fileiras o verdadeiro rei, Dadá Maravilha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário