sexta-feira, 25 de março de 2011

Segunda Divisão Paulista 2011 - Grupo 2 - Olímpia


O Olímpia, uma das equipes mais tradicionais do interior do estado, com 64 anos de vida (05/12/46) disputará a Segunda Divisão Paulista visando o acesso para a A3, de onde saiu ano passado, depois de um traumático rebaixamento. A equipe só não foi pior que o lanterna Bandeirante, conquistando apenas 16 pontos em 19 partidas, marcando 20 gols e sofrendo 45, mais que o dobro. Assim sendo, o Olímpia, que já disputou a Série A1 no começo dos anos 90, vai ter de se superar na Segundona.
Mas o Olímpia tem tradição nas divisões de acesso do estado, tendo vencido a Série A3 por duas vezes (73, 2000 e 2007), mas seu título mais importante, e mais suado, foi o da Série A2 de 90. Naquele ano, o Olímpia tentou se licenciar devido as dívidas e aos altos custos para se manter no profissionalismo. Tal pedido foi negado pela FPF, e dirigentes, torcedores e políticos fizeram um esforço colossal, formando um elenco as pressas. A expectativa era que a equipe não fizesse uma campanha vergonhosa, mas como já dissemo, o time conquistou o título, que lhe deu o direito de competir na Série A1, onde ficou por 3 anos. Vale ressaltar que a última conquista do time, a Série A3 de 2007, foi muito parecida com a de 90, pois a equipe por muito pouco não participa do certame. Além disso, o Olímpia pertence ao seleto grupo de equipes do interior que disputaram um torneio de nível nacional; a Copa João Havelange, em 2000, e por muito pouco não foi para as oitavas de final, onde iria jogar com equipes de 1ª Divisão Nacional (como isso seria possível? Uma equipe que estava na Série A2 jogar com equipes de 1ª Divisão do Futebol Brasileiro? Bem, isso foi a Copa João Havelange, uma das pérolas da CBF)

Para esse ano, a expectativa era alta. Conseguiu-se uma parceria com uma empresa que ajudará o clube na montagem do elenco, entre outras coisas. Muitos começaram a olhar para o time depois do anúncio de que o técnico Jorge Parraga, que comandava o Palmeiras B, e que chegou a dirigir a equipe principal do Palmeiras, iria assumir o time. Mas estranhamente, depois de apenas 14 dias, Parraga pede demissão, alegando que recebeu uma oferta melhor, que o permtiria fazer um planejamento de longo prazo. Assim sendo, a diretoria se mexeu e chamou Rubio Alencar, que era o auxiliar técnico da Portuguesa. A sua primeira partida, um jogo treino contra o Mirassol, que faz bela campanha na Série A1, terminou em 4 x 0 para o time amarelo.

O time esperar poder lotar o estádio Tereza Breda (talvez o único do país que tenha o nome de uma mulher), com capacidade para cerca de 15,000 pessoas, uma boa média, já que a Capital Nacional do Folclore tem cerca de 50,000 habitantes. Mas todos terão de trabalhar muito para melhorar a média de público, que ano passado foi de 266 pagantes em nos jogos em Olímpia. Num grupo com Américo Brasiliense, Barretos, Guariba, Jaboticabal, Matonense e Olé Brasil, apoio da torcida e competência serão mais do que necesários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário