quinta-feira, 3 de março de 2011

Sobre Futebol Holandês

Quando se fala de futebol holandês, logo se pensa na Seleção Holandesa, no Carrossel Holandês, Laranja Mecânica ou qualquer coisa que o valha, e em vários jogadores, de Cruyf à Robben, só para ficar em dois nomes, mas poucos ligam para o universo clubístico do país, isolando-se apenas no 3 Grandes; Ajax, Feyenoord e PSV, se bem que ultimamente nenhum desses times vive uma boa fase fora de suas fronteiras, e foram um pouco esquecidos.
De todas as pessoas que nós conheçemos, até agora vemos que somos os únicos que gostam do Campeonato Holandês. Sério. Existem muitos motivos para não se gostar, fundamentalmente, o baixo nível técnico, e de ser um campeonato sem graça, pois só 3 times disputam pra valer. Mas esse cenário está mudando. O nível continua baixo, mas os times médios agora conseguem desafiar os grandes. Nas duas últimas temporadas, AZ e Twente foram campeões, e este último está disputando o título desse ano com o PSV. Além disso, o Twente fez um bom papel na Liga dos Campeões, mesmo num grupo com Tottenham, Internazionale e Werder Bremen, ficando em 3º, sendo muito superiores aos alemães de Bremen, mas estando um nível abaixo de ingleses e italianos. Como o 3º vale vaga na Liga Europa, lá foram eles e eliminaram o Rubin Kazan, com direito a um 2 x 0 na Rússia, se bem que na Holanda o jogo foi 2 x 2.
Depois dessa argumentação, vamos a alguns fatos. No futebol holandês não se defende, não importa o quão ruim seja um time; ele sempre atacará, o que possibilita goleadas obscenas, e com times de nível técnico semelhante. Exemplo; Roda x Vitesse. Na casa do primeiro, 4 x 1, e na do segundo 5 x 2. Ultimamente, os mercados mais ricos estão recrutando os melhores jogadores, tornando suas ligas melhores tecnicamente, mas devido a uma diferença monstruosa de capital disponível, o desnível é imenso. Vemos isso no inglês, espanhol, italiano e por aí vaí. Na Holanda, como todos estão com pouco, há um nivelamento, ainda que involutário. Um campeonato com baixo nível tecnico e futebol defensivo é chato. Um campeonato com baixo nível tecnico e futebol ofensivo não é chato. Esse é o charme do futebol holandês. Outro ponto; um defensor só será útil quando souber marcar gols, defender-se é scundário. Vários volantes tem formação de meia-armador, vários laterais de formação de pontas, e os zagueiros, na maioria dos casos, tem formação de zagueiros. Nem tudo é insentazez. Mas os zagueiros também devem saber fazer gols.
Por causa dessa ofensividade muitas vezes suicida, vemos goleadas absurdas, e por causa dessa situação frequente, eles não se levam a sério...pelo menos parte da torcida, pois a Holanda tem sérios problemas de hooliganismo, coisa comum em toda a Europa. Seja como for, o futebol holandês possui uma peculiaridade única; os nomes dos clubes. Muitos tem nomes comuns, mas muitos, muitos mesmo, tem como nome frases. Be Quick (Seja Rápido), Go Ahead (Siga em Frente), ou outras mais complicadas, como AGOVV (Só Praticar em Conjunto nos Leva Mais Longe). Mas pode ficar ainda mais longo, como no caso do NAC de Breda. O NAC é resultado da fusão do NOAD e do ADVENDO, e as o "N" e o "A" representam as duas siglas, então fica algo como "Nunca desista, sempre persevere, Agradável para o seu entrenimento e útil para o relaxamento", o "C" é de combinado, além é claro do nome da cidade, Breda. Simplesmente o maior nome de um time no mundo. Algo que apenas poderia ocorrer na Holanda. É um dos maiores centros do futebol alternativo do mundo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário